sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q441108 | Biblioteconomia
Banca: QuadrixVer cursos
Ano: 2024
Órgao: IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Cargo: Tecnologista

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Considere‑se o texto motivador a seguir, para a questão.

A administração municipal de uma importante cidade brasileira mantém uma biblioteca pública municipal relativamente bem preparada e equipada. A biblioteca pública municipal coordena um sistema no qual estão integradas vinte bibliotecas e espaços de leitura localizados nos bairros. Uma das unidades é uma biblioteca com materiais em Braille e, de uma forma geral, esses espaços possuem acervos de livros e alguns outros documentos, como mangás, alguns periódicos e mídias (DVDs), estando alguns itens disponíveis para empréstimo. Esses locais possuem, também, uma sala com computadores com acesso à Internet e a sala de leitura com wi‑fi, para onde muitos frequentadores levam seus dispositivos móveis. No entanto, apesar do serviçode Internet sem fio em todas as unidades, há raras tomadas elétricas disponíveis para a conexão de aparelhos particulares.

Sem investimentos significativos desde 2016 e tendo permanecido fechados de março de 2020 até setembro de 2022 (em razão da pandemia), esses espaços têm sido tema de inúmeras discussões junto à administração, situação na qual se trata desde a utilização do acervo físico, que possui itens obsoletos e carece de atualização, até a defasagem dos itens e dos serviços tecnológicos disponibilizados aos usuários. Ressalta‑se que há abordagens mais radicais que defendem até mesmo a desativação dos espaços, tendo em vista a economicidade.

Nesse contexto, o diretor da BPM encomendou ao IBICT um projeto de pesquisa com uma proposta de modernização e readequação das bibliotecas e dos espaços de leitura descentralizados, conforme as tendências e as expectativas de seus usuários. A pesquisa deve levar em conta o IFLA Library Trends 2022 – da International Federation of Library Associations –, as experiências bem‑sucedidas em outras cidades brasileiras, o estado da arte em tendências para bibliotecas públicas constante da literatura e um estudo de usuários com base em uma pesquisa etnográfica.

O compromisso foi celebrado por meio de um contrato entre a BPM – fundação pública municipal – e a uma fundação universitária de apoio à pesquisa autorizada junto ao IBICT, sendo este último o executor da pesquisa. As atividades de gestão financeira, administrativa e de contratações são realizadas pela fundação de apoio com maior flexibilidade, por se tratar de uma instituição de direito privado. O prazo de execução será de oito meses.

A partir da proposta de pesquisa descrita, elabore uma nota técnica para o Conselho Técnico Científico (CTC) do IBICT, na qual deverá recomendar a aprovação do projeto encomendado. Essa nota técnica deverá apresentar:
1) introdução com resumo da situação;
2) objetivo da contratação;
3) interesse e conveniência para o IBICT;
4) prazo de execução; e
5) forma de contratação e gestão do projeto.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaBiblioteconomia
BancaQuadrix

Considere‑se o texto motivador a seguir, para a questão.

A administração municipal de uma importante cidade brasileira mantém uma biblioteca pública municipal relativamente bem preparada e equipada. A biblioteca pública municipal coordena um sistema no qual estão integradas vinte bibliotecas e espaços de leitura localizados nos bairros. Uma das unidades é uma biblioteca com materiais em Braille e, de uma forma geral, esses espaços possuem acervos de livros e alguns outros documentos, como mangás, alguns periódicos e mídias (DVDs), estando alguns itens disponíveis para empréstimo. Esses locais possuem, também, uma sala com computadores com acesso à Internet e a sala de leitura com wi‑fi, para…

O marketing de serviços é o conjunto de atividades que analisam, planejam, implementam e controlam medidas objetivadas a servir a demanda por serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos clientes e(ou) usuários com satisfação, qualidade e lucratividade (KOTLER, 1995).

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

Marketing em unidades de informação

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) o papel do gestor da Informação;
b) popularização da Internet; e
c) reflexão sobre estratégias de gestão e marketing para unidades de informação.

A informação é um dos meios capazes de garantir o desenvolvimento da sociedade e trazer benefícios imensuráveis. No entanto, ainda existem barreiras que dificultam o acesso a esse insumo. Os periódicos brasileiros de biblioteconomia e ciência da informação são fontes frequentemente consultadas pela comunidade acadêmico-científica da área, por disponibilizarem informações atualizadas e resultados parciais ou finais de pesquisas. Contudo, uma importante parcela de pessoas ainda não tem acesso a essas fontes de informação, e a falta de divulgação dos periódicos é um fator que contribui para esse distanciamento.

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um tex…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários