Combater a extrema desigualdade no mundo é uma medida necessária e cada vez mais defendida por economistas e especialistas de diferentes perspectivas ideológicas. É fácil compreender a defesa dos estudiosos ao se deparar com dados da disparidade: enquanto o 1% mais rico do mundo acumula mais que o dobro da riqueza de 92% da população, quase metade das pessoas no Planeta sobrevive com menos de cinco dólares e meio por dia. Os dados são da Oxfam, organização internacional de combate à pobreza e à injustiça social, publicados em 2020.
Internet: <revistadarcy.unb.br> (com adaptações).
Uma pesquisa do Instituto Atlas‑Intel e veiculada em artigo da revista Piauí, de fevereiro de 2024, detalhou o panorama da relação entre ressentimento no âmbito social e políticas de reparação. Segundo o levantamento, que mapeou percepções sobre políticas públicas destinadas a grupos vulnerabilizados nos últimos 20 anos e do qual participaram 2.037 pessoas, 43% declararam ter ganhado importância em duas décadas, enquanto 30% consideraram que perderam. Na pesquisa, mulheres, pessoas negras, habitantes do Nordeste e com renda mais baixa consideram que seus respectivos status subiram. A percepção oposta é majoritária entre homens brancos e mais velhos, que moram no Sudeste e têm renda média ou alta.
Internet: <fundacaotidesetubal.org.br> (com adaptações).
É fundamental reconhecer a forma pela qual o “ressentimento” em relação às políticas públicas de reparação está intimamente conectado à realidade material. Os gatilhos do ressentimento variam conforme o contexto, mas, em todos os casos, há alguma relação com mudanças econômicas e sociais concretas e a maneira como são percebidas. Há uma relação entre o ressentimento e a percepção de determinados grupos de que mudanças sociais em curso estão prejudicando suas vidas e alterando as hierarquias sociais.
Internet: <piauí.folha.uol.br> (com adaptações).
Considerando que os textos acima tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Políticas públicas de redução de desigualdades e seus efeitos na sociedade brasileira
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) diminuição da pobreza e desenvolvimento econômico‑social; e
b) aumento das oportunidades de acesso ao ensino superior e a cargos e empregos públicos e ressentimento de determinados grupos sociais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Lei nº 12.587/2012 institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que é um instrumento da política de desenvolvimento urbano de que tratam o inciso XX do art. 21 e o art. 182 da Constituição Federal de 1988, objetivando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Mobilidade urbana no Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) definição de mobilidade urbana;
b) princípios, diretrizes e objetivos da Política Naci…
O racismo estrutural interfere e influencia a vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo, sendo usado para explicar que algumas sociedades são estruturadas de uma maneira que faz com que alguns grupos de pessoas tenham privilégios em relação a outros. O racismo estrutural manifesta-se de diversas formas na sociedade e é preciso entender o que ele significa para conseguir identificá‑lo.
Internet: <www.terra.com.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Racismo estrutural no Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) conceito de racismo estru…
Atualmente, a facilidade de acesso à informação, viabilizada pela Internet, transformou simples consumidores em um público cada vez mais exigente e formador de opinião, capaz de impactar, de forma positiva ou negativa, a imagem institucional de uma empresa. Tendo em vista esse novo comportamento dos consumidores, as organizações estão buscando canais adequados de relacionamento e aprimorando a linguagem dirigida ao público do seu interesse, os chamados stakeholders.
Internet: <seer.faccat.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Atuação do profissional de relações públicas no ambie…



