A lei orçamentária anual é o produto final que se inicia com a elaboração das propostas de todas as unidades orçamentárias do ente da Federação. Portanto, é normal que, na etapa de execução, haja a necessidade de ajustes, o que se faz por meio dos créditos adicionais.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Créditos adicionais: modalidades e características
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) definição das modalidades de créditos adicionais citadas na atual legislação, com apresentação de suas principais características; e
b) apontamento das fontes de recursos que podem ser utilizadas para abertura de créditos adicionais, à luz da Lei nº 4.320/1964.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Sempre há questionamentos acerca da compatibilidade entre o regime orçamentário e o regime contábil e da abrangência das exigências quanto à execução orçamentária e ao controle patrimonial por parte da contabilidade pública.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Relacionamento do regime orçamentário com o regime contábil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) receitas e despesas orçamentárias que pertencem ao exercício financeiro, conforme a Lei n.º 4.320/1964;
b) fatos relativos à administração financeira e patrimonial, conforme a Lei n.º 4.320/1964 e conforme a legislaç…
A ciência contábil no Brasil vem passando por significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais. O processo de evolução da contabilidade do setor público deve ser analisado de forma histórica e contextualizada com o próprio processo de evolução das finanças públicas.
Nesse contexto, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) representam uma das maiores conquistadas da contabilidade aplicada ao setor público. As normas estabelecidas no MCASP aplicam-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público. Os Conselhos Profissionais e as demais entidades não compreendidas no conceito de entidades do s…
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público conceitua a despesa orçamentária pública como o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e a manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade. Para fins de controle e evidenciação, os gastos públicos estão sujeitos a algumas classificações, que permitem extrair informações complementares sobre a ação governamental, tais como: o programa de governo onde se efetua o gasto; o órgão responsável pela aplicação; e a área de aplicação, se saúde, educação, segurança pública, por exemplo, ou outras mais.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca…



