A organização não governamental (ONG) Eco Pelo Clima realizou nesta sexta‑feira (31), em Porto Alegre, uma marcha de protesto, dentro do movimento global sobre o tema. Durante o evento, os manifestantes afirmaram que as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul desde o fim de abril são fruto do descaso dos governantes, a quem classificaram como “negligentes e incompetentes”. Eles referiam‑se ao governador Eduardo Leite e ao prefeito da capital, Sebastião Melo.
Os porta‑vozes da ONG mostraram‑se solidários com as vítimas da crise climática e afirmaram que a luta é para construir outro sistema que não seja gerador da agressão ambiental que o Rio Grande do Sul tem vivido. “Toda essa chuva não é normal. Capitalismo é desastre ambiental”, disseram os participantes da marcha. Segundo os integrantes do movimento, o poder público foi avisado a respeito da catástrofe pela própria ONG.
De acordo com a Eco pelo Clima, o governo estadual vem sendo avisado há muito tempo sobre os riscos de mudanças climáticas. Em 2020, a ONG pediu, inclusive, um decreto sobre a questão. “Fora os negacionistas”, gritavam os manifestantes. “As mudanças climáticas estão nos matando. Emergência climática já!”, exigiram em cartazes.
Internet: <www.agenciabrasil.ebc.com.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A responsabilidade governamental frente à crise climática
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) importância da atuação governamental no enfrentamento das mudanças climáticas;
b) consequências da inação dos governantes diante das emergências climáticas; e
c) papel das ONGs e da sociedade civil na mobilização e na conscientização sobre questões ambientais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
NETO, João Cabral de Melo. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986…
Impacto dos jogos olímpicos no desenvolvimento do esporte e na economia dos países‑sede
Os jogos olímpicos são um dos eventos esportivos mais prestigiosos e aguardados mundialmente, com uma história que remonta à Antiguidade. A realização do evento não só promove a competição entre atletas de elite, mas também influencia significativamente o desenvolvimento do esporte e da economia dos países que sediaram os jogos. Ao longo dos anos, a preparação e a execução dos jogos têm trazido benefícios e desafios para as cidades‑sede e para os atletas, refletindo o impacto global desse evento.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do …
O que está acontecendo com o dólar?
Há uma série de fatores que, juntos, ajudam a explicar a forte valorização do dólar nos últimos meses. Desde o final de maio, a moeda americana acumula alta de mais de 6% em relação ao real, refletindo tanto fatores internos quanto o quadro internacional.
Por aqui, há questões antigas e novas. Analistas reforçam uma preocupação que vem desde o início do mandato do presidente, com os cofres do governo. Há dúvidas sobre o quanto a equipe econômica deverá conseguir controlar as contas públicas.
Os últimos dados divulgados pelo Banco Central (BC), por exemplo, indicam que as contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de R$ 63,9 bilhõe…



