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Ano
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Q441051 | Administração Geral e Pública
Banca: QuadrixVer cursos
Ano: 2024
Órgao: COREN PR - Conselho Regional de Enfermagem do Paraná
Cargo: Administrador

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O mapa estratégico é uma estrutura lógica e abrangente para a descrição da estratégia. Essa ferramenta fornece os fundamentos para o projeto de um balanced scorecard que seja a pedra angular de um novo “sistema gerencial estratégico”.

KAPLAN e NORTON. Organização orientada para a estratégia. Editora Campus (com adaptações).

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

A importância dos mapas estratégicos nas organizações

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) conceito e importância do mapa estratégico;
b) mapas estratégicos como elementos de ajuda às organizações para estas alcançarem suas estratégias; e
c) perspectiva de aprendizado e crescimento enquanto elemento potencializador dos resultados da organização.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAdministração Geral e Pública
BancaQuadrix

No sentido de proporcionar um melhor entendimento da dinâmica no ambiente de trabalho, é necessário buscar o entendimento e as características principais do comportamento organizacional.

NEWSTROM, John W. O comportamento organizacional. McGraw‑Hill (com adaptações).

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

A aplicabilidade do comportamento organizacional nas instituições

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

a) definição e aplicabilidade nas organizações;
b) principais objetivos do comportamento organizacional; e
c) fatores que impactam na natureza das organizações.

Redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

Ciclo vital dos documentos

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

a) teoria das três idades documentais e seus respectivos tipos de arquivos; e

b) movimentação dos documentos entre os tipos de arquivos.

Com o passar do tempo, percebeu‑se que a burocracia, se exacerbada em suas características, revela‑se um modelo pouco flexível, inadequado em cenários dinâmicos, que exigem agilidade. A partir daí, é possível identificar diversas tentativas de desburocratizar a máquina: a criação do Comitê de Simplificação da Burocracia (COSB), da Secretaria de Modernização da Reforma Administrativa (SEMOR), o Decreto‑Lei nº 200, de 1967, o Programa Nacional de Desburocratização (PND) e, ainda, outros de menor vulto, os quais, infelizmente, não tiveram o sucesso desejado. Até que, em 1995, com a edição do plano diretor, começa a implantação, no Brasil, do chamado modelo gerencial.

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