sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q440908 | Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A proteção do trabalhador é um dos pilares do ordenamento jurídico brasileiro, e os acidentes de trabalho representam um desafio constante para a efetivação desse princípio. Conforme a Lei nº 8.213/1991, em seu artigo 19, acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício da atividade laboral, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda da capacidade para o trabalho. Além disso, a legislação prevê a equiparação de determinadas doenças ocupacionais a acidentes laborais, ampliando a rede de proteção previdenciária e reforçando a responsabilidade social das empresas.

Apesar do marco legal consolidado, os desafios persistem. Entre eles, destacam-se as dificuldades na emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), a subnotificação de ocorrências, a necessidade de metodologias mais eficazes de análise de acidentes e a implementação de tecnologias preventivas. Ademais, estudos de fatores causais em eventos ocupacionais e a aplicação da epidemiologia no acompanhamento desses casos são fundamentais para reduzir a incidência de sinistros e proteger a saúde do trabalhador.

O desafio, portanto, é duplo: de um lado, assegurar o cumprimento da legislação e a efetiva proteção social do trabalhador; de outro, aprimorar as políticas de prevenção, monitoramento e combate a acidentes no ambiente de trabalho.

Considerando que o acidente de trabalho é tema de relevância jurídica, social e institucional, redija um texto dissertativo, respondendo aos seguintes questionamentos:

a) Qual a definição legal de acidente de trabalho e quais situações são equiparadas a ele pela legislação previdenciária?

b) Quais são os principais desafios para a efetiva prevenção e notificação dos acidentes de trabalho e quais medidas podem ser adotadas para reduzir sua ocorrência e garantir maior proteção aos trabalhadores?


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Limite atingido! Você pode votar em 3 conteúdos por dia.
Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaSegurança e Saúde no Trabalho (SST)
BancaFGV

Toda edificação deve ser dotada de medidas de segurança contra incêndio para garantir a segurança de seus ocupantes, possibilitar a segura saída desses ocupantes sem perda de vidas, minimizar danos materiais e a eventual propagação do fogo ao meio ambiente, além de facilitar as ações de socorro público.

Desse modo, no que tange o projeto de sistemas de combate a incêndios, responda às questões a seguir.

1. Indique as cinco classes de incêndio (fogo), descrevendo-as e apontando, para cada classe, um material relacionado e um tipo de extintor aplicável ao seu combate.

2. Para projeto de um sistema de combate a incêndio, aponte quatro critérios de classificação das edificações, de acordo com a …

Um trabalhador está submetido à exposição de poeira. Foi realizado um trabalho para colher amostra da poeira.

A seguir, são apresentados os dados referentes às informações adquiridas por um instrumento que colhe a amostra do ar no ambiente de trabalho, por meio de um filtro.

Dados:

Massa inicial (massa do filtro do instrumento): 9,746mg.

Massa final (massa do filtro do instrumento mais poeira): 11,0mg.

Vazão inicial do ar (no início da passagem do ar pelo filtro): 2,0 litros/minuto.

Vazão final do ar (no final da passagem do ar pelo filtro): 1,8 litro/minuto.

Tempo de amostragem: 2 horas.

Porcentagem de quartzo: 1,4%.

Pede-se:

a) a massa da amostra para esta verificação;

b) a vazão média do …

A execução de obras públicas demanda o cumprimento rigoroso das normas técnicas e legais voltadas à proteção da integridade física dos trabalhadores e à prevenção de acidentes. O planejamento e a execução das atividades devem assegurar um ambiente de trabalho seguro, com instalações adequadas, medidas de controle coletivo e individual, além da efetiva responsabilização dos profissionais envolvidos pela adoção das práticas exigidas.

Nesse contexto, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:

  1. Indique os requisitos mínimos de segurança nas obras públicas;
  2. Aponte as obrigações e responsabilidades do empregador e do responsável técnico durante a execuç…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários