Durante a pandemia de Covid-19, a ciência esteve no centro do debate público. Por um lado, pesquisas aceleradas possibilitaram o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde e mostraram a importância da cooperação internacional. Por outro, a desinformação se espalhou em ritmo igualmente veloz, alimentando movimentos antivacina, dúvidas sobre a eficácia de medicamentos e descrédito em instituições científicas.
Esse cenário revelou não apenas fragilidades da educação científica na formação de cidadãos críticos, mas também a necessidade de fortalecer a popularização da ciência em formatos acessíveis e de ampliar o engajamento público em decisões que afetam toda a sociedade, como estratégias de vacinação e políticas de saúde.
Assim, evidencia-se a dificuldade de promover, de maneira articulada, a popularização da ciência, a educação científica e o engajamento público para enfrentar desafios coletivos e fortalecer a confiança social na ciência.
Tendo como base as informações acima, elabore um texto dissertativo sobre educação científica discorrendo sobre:
- como a pandemia evidenciou o distanciamento entre ciência e sociedade;
- os riscos sociais da falta de cultura científica e do baixo engajamento público; e
- os caminhos que articulem popularização, educação e participação social como forma de consolidar a democracia científica no Brasil.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O ensino de informática no Brasil está pautado pela legislação educacional vigente, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estabelece princípios para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino aprendizagem. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e outros documentos regulamentares destacam a importância do uso da informática como ferramenta pedagógica e para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI.
Considerando esse contexto:
Analise como a legislação educacional brasileira fundamenta o ensino de informática no Ensino Médio. Em sua resposta, atenda aos seguintes aspectos:
1) Identif…
Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a a maneira pela qual as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável.
A educação para o desenvolvimento sustentável significa incluir as principais questões de desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem. Ela requer mudanças de longo alcance na forma como a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional incentivará mudanças de comportamento que criarão um futuro mais sustentável em termos de integridade ambiental, v…
A cooperação entre universidade, sociedade civil e Estado representa uma ponte vital para tornar a pesquisa acadêmica não apenas produtora de conhecimento, mas instrumento de transformação social concreta. Quando universidades abrem seus espaços para dialogar com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos, elas elevam não só o impacto de suas pesquisas, mas também fortalecem a legitimidade democrática das políticas públicas. Essa articulação promove inovações, amplia a participação cidadã, gera soluções contextualizadas para problemas reais e contribui para que os recursos públicos sejam aplicados com mais eficácia, equidade e aderência às demandas locais.
Além d…



