Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
Quinhentas armas nucleares britânicas são menos ameaçadoras para os Estados Unidos do que cinco armas nucleares norte-coreanas por causa dos entendimentos compartilhados que as sustentam. O que confere significado às forças de destruição são as “relações de destruição” em que estão inseridas: as ideias compartilhadas, sejam cooperativas, sejam conflituosas, que estruturam a violência entre os estados. Essas ideias constituem os papéis ou os termos da individualidade por meio dos quais os estados interagem.
WENDT, A. Social theory of international politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 255, (tradução nossa).
Texto 2
Ainda que seja impossível ter certeza sobre as intenções iranianas, é muito mais provável que, caso o Irã deseje armas nucleares, seja com o objetivo de garantir sua própria segurança, e não para ampliar suas capacidades ofensivas (ou provocar sua própria destruição). O Irã pode ser intransigente na mesa de negociações e desafiador diante das sanções, mas continua agindo para assegurar sua própria sobrevivência.
WALTZ, K. N. Why Iran should get the bomb: nuclear balancing would mean stability. Foreign Affairs, v. 91, n. 4, Jul./Aug. 2012, p. 4, (tradução nossa).
Texto 3
Em 2018, durante seu primeiro mandato na Casa Branca, Trump retirou os Estados Unidos de um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano e voltou a impor sanções ao país. O acordo, selado em 2015 entre Teerã e as potências ocidentais, obrigava o Irã a limitar seu programa nuclear em troca de um alívio nas sanções econômicas. Em represália à retirada americana e ao retorno das sanções americanas, o Irã, que segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) respeitava seus compromissos, se distanciou do acordo. Os países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, acusam o Irã de tentar fabricar armas nucleares, o que Teerã nega, assegurando que suas atividades de enriquecimento de urânio têm fins pacíficos. O Irã é o único país não dotado de armas nucleares que enriquece urânio a um nível elevado (60%), ao mesmo tempo em que segue acumulando importantes reservas de material físsil, segundo a AIEA.
AFP. Irã diz estar aberto a negociações indiretas com EUA sobre programa nuclear. UOL Notícias, 24 mar. 2025. Disponível em:
<https://noticias.uol.com.br/ ultimas-noticias/afp/2025/03/24/ira-diz-estar-aberto-a-negociacoes-indiretas-com-eua-sobre-programa-nuclear.htm>. Acesso
em: 24 mar. 2025.
Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema “A ameaça global do programa nuclear iraniano”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
i) as incertezas a respeito da capacidade nuclear atual do Irã em decorrência do descumprimento de pontos do Plano de Ação Conjunto Global (2015); [4,0 pontos]
ii) a estratégia de dissuasão nuclear iraniana; [3,0 pontos] e
iii) a percepção do programa nuclear iraniano como uma ameaça global. [3,0 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, o excerto a seguir.
Os domínios morfoclimáticos brasileiros, domínios espaciais de feições paisagísticas e ecológicas integradas, ocorrem em uma espécie de área principal, de certa dimensão e arranjo, em que as condições fisiográficas e biogeográficas formam um complexo relativamente homogêneo e extensivo. A essa área mais típica e contínua – via de regra, de arranjo poligonal – aplicamos o nome de área core, logo traduzida por área nuclear – termos indiferentemente empregados segundo o gosto e as preferências de cada pesquisador. Entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos – totalmente diversos –, …
Leia, com atenção, o excerto a seguir.
Diversos estudos apontam uma crise da água. A principal razão é política. A falta dessa substância natural vital à vida em determinados locais poderia ser resolvida por meio de uso de técnicas conhecidas de estocagem e reaproveitamento da água […]. Água é fonte de conflitos porque sua distribuição natural não corresponde à sua distribuição política. Em alguns países, os recursos hídricos são mais que suficientes para abastecer as necessidades de seu povo. Mas eles são raros em outros. Como o estilo de vida hegemônico está baseado no consumo incessante de mercadorias, o uso da água para a produção industrial tende a aumentar, o que pode desencadear novos…



