Segundo os dados levantados, desde 2001, foram contabilizados 43 ataques de violência extrema contra escolas brasileiras, vitimando 168 pessoas, sendo 115 feridos e 53 vítimas fatais. Dentre as vítimas fatais, 6 eram autores dos ataques. É importante destacar que aproximadamente um terço dessas ocorrências, ou seja, 15 episódios, culminou na morte de ao menos uma vítima.
(…) Esses ataques se diferenciam de outras formas de violência escolar, como discriminação, bullying, conflitos entre alunos, ocorrências relacionadas à criminalidade urbana e crimes patrimoniais contra as escolas. Como explica Victor Grampa, um dos conteudistas do curso Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar desenvolvido pelo MEC, esses episódios podem ser caracterizados como ataques intencionais e premeditados, direcionados ao ambiente e à comunidade escolar, atentando contra a vida e a integridade física das pessoas, por meio do uso de armas de diversos tipos.
(Fonte:https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-que-protege/BOLETIMdadossobreviolenciasnasescolas.pdf)
As escolas de todo o país contam a partir de hoje com mais um aliado no esforço de ampliar a capacidade de promoverem ações de prevenção e resposta à violência em ambiente educacional. O Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) foi instituído por meio do Decreto Nº 12.006, publicado nesta quinta-feira, 25 de abril, no Diário Oficial da União.
(…) Implementado por meio de uma ampla articulação com estados, municípios e o Distrito Federal, o SNAVE integra equipes do Ministério da Educação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a quem compete o apoio às demais pastas na articulação das ações que se conectem com as políticas de promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
(Fonte:https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2024/04/governo-cria-sistema-nacional-de-acompanhamento-e-combate-a-violencia-nas-escolas)
Acerca do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) instituído por meio do Decreto nº 12.006/24, elabore um texto dissertativo, no qual responda aos seguintes questionamentos:
a) qual o objetivo do SNAVE?
b) como o SNAVE atuará?
c) que tipo de apoio receberão os membros da comunidade escolar vítimas de violência nas escolas e como deve ser realizada?
d) o SNAVE poderá ser operado em alguma plataforma do governo de coleta de dados integrado? Se sim, qual?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O avanço das tecnologias digitais e biotecnológicas ampliou as capacidades de proteção e dissuasão dos Estados, mas também criou novas vulnerabilidades. No âmbito da Cibersegurança e da Ciberdefesa, o Brasil dispõe de instrumentos normativos como a Política Nacional de Segurança da Informação (Decreto nº 9.637/2018), a Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber, Decreto nº 10.222/2020) e a Doutrina Militar de Ciberdefesa. Entretanto, atores estatais e não estatais têm utilizado ciberataques e campanhas de desinformação como instrumentos de guerra híbrida e interferência estrangeira, exigindo respostas coordenadas entre os setores militar, civil e diplomático.
No campo biológico, Biossegu…
Nas últimas décadas, o Brasil tem enfrentado desafios complexos no enfrentamento da violência e da criminalidade, fenômenos que se manifestam de forma desigual entre as regiões, influenciados por fatores socioeconômicos, culturais e institucionais. Entre as dimensões mais preocupantes está a violência contra mulheres, que, apesar dos avanços legislativos — como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) —, permanece como grave problema estrutural, enraizado em padrões históricos de desigualdade de gênero e assimetrias de poder.
Estudos sociológicos, como os de Pierre Bourdieu, apontam que a violência simbólica e a reprodução de estruturas sociais de…
O crime organizado e suas ramificações no Brasil e no cenário internacional apresentam múltiplas formas de atuação, desafiando tanto a legislação quanto as capacidades institucionais de enfrentamento. Nesse sentido, considere o seguinte:
- Analise os conceitos e marcos normativos do crime organizado, relacionando-os às dinâmicas regionais brasileiras e ao fenômeno das milícias.
- Explique a dimensão transnacional da criminalidade, abordando os mecanismos de cooperação internacional e os desafios contemporâneos impostos pelos cibercrimes, em especial fraudes financeiras, golpes digitais e crimes de ódio.



