Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a a maneira pela qual as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável.
A educação para o desenvolvimento sustentável significa incluir as principais questões de desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem. Ela requer mudanças de longo alcance na forma como a educação é frequentemente praticada hoje. Esse esforço educacional incentivará mudanças de comportamento que criarão um futuro mais sustentável em termos de integridade ambiental, viabilidade econômica e sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Representa uma nova visão da educação. É um conceito que ajuda pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem.
Para transformar vidas e garantir o desenvolvimento e o alcance de todos os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a UNESCO oferece a formuladores de políticas públicas e a gestores os subsídios para integrar os ODS aos conteúdos curriculares de forma inédita e pioneira. Com isso, a UNESCO desenvolve materiais didáticos, cursos, recursos pedagógicos e publicações para promover a formação em educação para o desenvolvimento sustentável para gestores, professores e estudantes nas escolas e redes de ensino.
Disponível em: https://www.unesco.org/pt/node/99531
Considerando os desafios enfrentados pela população mundial diante da escassez de recursos naturais, bem como a Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 9.795/1999, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Esclareça em que consiste a educação ambiental e quais os atores envolvidos nesse processo, segundo a Lei nº 9.795/1999. Além disso, explique porque é necessária a interação entre os diversos agentes.
- Discorra sobre a importância de a sustentabilidade ser abordada no ambiente escolar e quais seriam as sugestões/intervenções para propiciar a educação ambiental.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Entenda o que é e como surgiu a LDB, que rege a Educação
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) define e organiza todo o sistema educacional brasileiro, desde a formatação do ensino até o financiamento.
Todo o sistema de educação no Brasil está organizado e submetido a uma lei muito importante: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela define todos os princípios, diretrizes, estrutura e organização do ensino, abrangendo todas as suas esferas e setores. A atual LDB está em vigor desde 1996, mas suas origens remontam à Assembleia Constituinte de 1934, que dedicou, pela primeira vez, um capítulo exclusivo e específico ao tema, determinando que a União elaborasse e conseguisse aprov…
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. […]
É necessário que o aluno se aproprie do processo de construção de conhecimentos relativos ao corpo e ao movimento e construa uma possibilidade autônoma de utilização de seu potencial gestual.” (BRA…
Para desenvolver esta questão, considere o seguinte projeto (fictício) de pesquisa de um órgão da Administração Pública Brasileira:
Título
Compras públicas digitais e desempenho das contratações no CNMP: evidências quase-experimentais (2019–2025)
Resumo
Este projeto investiga os efeitos da adoção de processos digitais de compras públicas no desempenho das contratações do CNMP entre 2019 e 2025. Avaliamos se a digitalização reduz o tempo de contratação, amplia a competição (número de proponentes), melhora a economicidade (desconto sobre o valor estimado) e diminui eventos críticos (desertos/fracassos). O desenho é quase-experimental, usando diferenças-em-diferenças (DiD) e estudo de eventos, …



