Leia, com atenção, o texto a seguir.
Em um ambiente empresarial onde escândalos financeiros podem arruinar reputações e valor de mercado, a comunicação aberta e honesta dos balanços financeiros é essencial. Ela não apenas cumpre com as obrigações regulatórias, mas também demonstra um compromisso com a ética e a responsabilidade corporativa. Por isso, quando os comunicadores corporativos têm ferramentas e capacidade analítica para lidar com relatórios contábeis, podem trabalhar melhor a transparência organizacional. Inclusive ancorando suas ações em dados úteis para os stakeholders que, ao recebê-los, reforçam a própria percepção positiva da gestão do negócio.
Os balanços financeiros oferecem uma visão transparente da posição financeira de uma organização. Eles detalham ativos, passivos e o patrimônio líquido, trazendo uma imagem clara da capacidade do negócio de gerar valor e sustentar suas operações. Para os investidores e analistas de mercado, essas informações são fundamentais na hora de tomar decisões informadas sobre comprar, manter ou vender ações. Logo, uma comunicação eficaz desses dados ajuda a construir confiança e credibilidade.
Balanços financeiros: como a comunicação impacta na percepção de investidores. Cortex Intelligence. Disponível em: <https://www.cortex
intelligence.com/blog/balancos-financeiros-como-a-comunicacao-impacta-na-percepcao-de-investidores>. Acesso em: 28 jul. 2025, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do tema “Relatórios Financeiros”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
i. os relatórios financeiros como instrumentos de comunicação com os usuários interessados; [1,0 ponto]
ii. o balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício (DRE) (estrutura e finalidade); [3,0 pontos]
iii. a análise por quocientes (indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento – dê exemplos); [3,0 pontos] e
iv. as características qualitativas fundamentais (relevância, materialidade e representação fidedigna) e de melhoria (comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade) de informações financeiras úteis (aborde pelo menos uma característica de cada tipo). [3,0 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, as informações a seguir.
A introdução da obrigatoriedade de divulgação do fluxo de caixa para as empresas no Brasil, após o advento da Lei Federal nº 11.638/07, reforçou a necessidade e a importância desse tipo de informação como subsídio fundamental para o processo de gestão empresarial. Antes mesmo dessa obrigatoriedade os analistas e os investidores mais especializados já reivindicavam esse tipo de informação das empresas que negociavam ações no mercado aberto.
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificam a má gestão financeira como um dos fatores que têm levado os …



