Em 2024, Fabiola Sulpino Vieira, especialista em políticas públicas e gestão governamental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresentou um estudo sobre o financiamento federal das ações e serviços públicos de saúde (ASPS) por meio de emendas parlamentares, analisando suas implicações para a regionalização da saúde. No levantamento, Vieira destacou que, entre 2014 e 2023, a participação das emendas parlamentares nas despesas do Ministério da Saúde com ASPS aumentou de 3,2% para 12,8%, sendo que a participação de emendas no total de despesas discricionárias foi de 52,5% em 2023. O crescimento expressivo — de 371% — elevou o volume de recursos movimentados de R$ 4,9 bilhões, em 2014, para R$ 23 bilhões, em 2023, impactando diretamente a forma como os recursos são alocados no Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo período, a participação direta do Ministério da Saúde na destinação de recursos para ASPS, incluindo despesas obrigatórias, caiu de 96,8% para 87,2%.
Fonte: VIEIRA, Fabiola Sulpino. “Recursos destinados à saúde pública por meio de emendas parlamentares cresceram 371% em 10 anos”, in: https://www.ipea.gov.br/ e Idem.
Financiamento federal de ações e serviços públicos de saúde por emendas parlamentares e suas implicações para a regionalização da saúde. Brasília, DF: Ipea, out. 2024. 52 p, in:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15997.
Com base no texto apresentado, redija uma dissertação abordando, de forma articulada e fundamentada, o tema “Financiamento Federal de Ações e Serviços Públicos de Saúde por Emendas Parlamentares”. Seu texto deve, obrigatoriamente, contemplar os seguintes aspectos:
a) A distribuição de poderes no processo orçamentário, considerando o papel das emendas;
b) Os impactos dessa forma de financiamento sobre a equidade no acesso e na oferta de serviços do SUS;
c) As consequências do financiamento por emendas parlamentares para o planejamento e a gestão do SUS.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante uma auditoria de regularidade na Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizada em janeiro de 20×2, a equipe de fiscalização do Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) constatou os seguintes fatos, todos registrados como restos a pagar processados em 20X1:
I Precatórios alimentícios emitidos em dezembro de 20X1 e pagos em janeiro de 20X2.
II Medicamentos adquiridos em dezembro de 20X1, mas recebidos e pagos em janeiro de 20X2.
III Materiais escolares adquiridos e recebidos em dezembro de 20X1 e pagos também em dezembro de 20X1.
Ademais, embora não fosse o escopo inicial da auditoria, foi encontrado mais um fato:
IV as despesas relativas ao décimo terceiro salário dos …
Durante auditoria realizada na Secretaria de Estado X, a equipe da Controladoria-Geral do Estado de São Paulo identificou as seguintes situações:
a) O Poder Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei prevendo a concessão de isenção do IPVA a veículos utilizados em atividades de transporte escolar privado, sem apresentação das estimativas de impacto orçamentário-financeiro e sem indicar medidas de compensação.
b) A mesma Secretaria celebrou convênio com organização social para ampliação do atendimento hospitalar, cujo valor comprometerá de forma permanente parte relevante do orçamento, sem que tenha sido demonstrada a compatibilidade dessa despesa com o PPA e a LDO.
c) Verif…
No início do século passado, o orçamento público tradicional servia basicamente como instrumento de controle, tanto do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo quanto deste sobre suas unidades integrantes. Para desempenhar tal papel, o orçamento era revestido de roupagem contábil, a partir de classificações elementares, mas que atendiam às necessidades de um setor público ainda incipiente. Nos anos 60, a Lei nº 4.320/1964 trouxe alguma evolução na metodologia orçamentária, especialmente na adoção da classificação econômica e funcional das despesas. Mas o grande salto qualitativo se deu a partir da Constituição Federal de 1988 (CF), a qual reforçou a concepção que associa orçamento a planeja…



