A imagem da democracia cotidiana é semelhante ao movimento dos átomos: a física impede que eles se expandam para dentro uns dos outros, e sequer é possível que se toquem sem que se explodam. No entanto, eles tampouco são capazes de governar seu ímpeto de expansão, sua vontade de potência. Assim, os átomos se espremem entre si, crescendo até o limite um do outro, cumprindo duas regras: a de se expandir e a de não invadir o espaço do outro. Na vida social, a mesma dinâmica está dada em todos os lugares em que os encontros são inevitáveis. Tudo acontece no profundo das relações, das pequenas e das grandes, que determinam a dinâmica da convivência.
Internet: <https://diplomatique.org.br/> (com adaptações).
Você certamente conhece aquele ditado que diz que “a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro”. Você já pensou a respeito? Será que uma liberdade que termina na liberdade do outro é, de fato, uma verdadeira liberdade?
Silvio Gallo. Ética e cidadania: caminhos da filosofia – elementos para o ensino de filosofia.
Campinas, SP: Papirus, 2010, p.79.
Ao final do filme Antonio Candido, anotações finais, o diretor Eduardo Escorel coloca na tela o Antonio Candido vivo e falante, em depoimento gravado em 1995. Agora, na chave oposta ao silêncio das palavras escritas, Candido em registro pleno e vigoroso, de viva voz, afirma que, se tivéssemos que escolher entre a liberdade e a igualdade, deveríamos escolher a igualdade, pois: “a liberdade é sempre a minha liberdade, e a igualdade é por definição de todos — havendo opção entre liberdade e igualdade, eu faço a opção pela igualdade”.
Lina Chamie. Antonio Candido, anotações finais – o silêncio das palavras.
Internet: <https://aterraeredonda.com.br> (com adaptações)
Considerando que os fragmentos de textos precedentes tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.
DEMOCRACIA E LIBERDADE NA VIDA COTIDIANA
Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Opine a respeito da máxima segundo a qual a liberdade de um indivíduo termina onde começa a do outro, articulando argumentos que respaldem o seu posicionamento. [valor: 4,75 pontos]
2 Discorra sobre a relação entre democracia e liberdade nas sociedades modernas, fornecendo pelo menos um exemplo da vida cotidiana que ilustre essa relação. [valor: 4,75 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…
A edição de 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura — a mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro — informa que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não leitores é maior que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro — impresso ou digital — de qualquer gênero.
Internet: <www.publishnews.com.br> (com adaptações).
A leitura é a chave para o conhecimento e o início do processo de compreensão do mundo e da importância das políticas públicas, assim como é fundamental para o aprimoramento da escrita. É um dir…
Profissionais das áreas da saúde e da assistência social participarão de uma nova etapa da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa alcança pessoas acolhidas em hospitais e entidades de longa permanência cujas identidades são desconhecidas. O primeiro passo do protocolo de identificação de pessoa sem identidade conhecida é a coleta de impressões digitais e fotografias. Uma equipe especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é acionada para os registros. Essas informações são confrontadas com os bancos de dados civis estaduais, distrital e nacional. Se a identidade não for confirmada, o próximo passo é a col…



