O Grupo de Trabalho Atendimento à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência (GTPID) da DPU (Defensoria Pública da União) e a deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP) fizeram uma reunião técnica na tarde desta quarta-feira (20), na sede do órgão, em Brasília, para discutir cortes indevidos de pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) a famílias de pessoas com deficiência e idosos.
A reunião, chamada pela defensora pública federal Raquel Brodsky Rodrigues a pedido da deputada, definiu que o gabinete de Andréa na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) fará um chamamento nacional para coletar relatos sobre cortes e bloqueios indevidos do benefício, a fim de que isso possa ser remetido à DPU para elaboração de uma nota técnica.
A própria Defensoria também tem denúncias desse tipo. Isso vai subsidiar uma nota técnica que os defensores farão para dividir com o INSS e, através desses dados, entenderem se há um padrão no que está acontecendo ou não”, afirmou a deputada. (…)
Nas últimas semanas, o gabinete de Andréa, que preside na Alesp a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, recebeu ao menos 50 denúncias de famílias que tiveram o benefício cancelado, suspenso ou que estão em vias de suspensão.
“O grupo de trabalho é sobre pessoas com deficiência e idosos, e entre os defensores há pais de autistas e pessoas com deficiência. Saí bem sensibilizada com a dedicação deles a respeito desse assunto”, concluiu a parlamentar. (…)
Disponível em: https://diariopcd.com.br/reuniao-na-dpu-sobre-cortes-no-bpc-define-chamamento-nacional-para-subsidiar-nota-tecnica-ao-inss/
Considerando que o benefício de prestação continuada visa a atender a parcelas vulneráveis da população (pessoas idosas e com deficiência), redija um texto dissertativo, respondendo aos seguintes questionamentos:
- Em que consiste o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e quais são os seus requisitos legais? Há entendimento jurisprudencial diverso da lei?
- Para auferir o BPC é necessário ter vertido contribuições à previdência social? Além disso, esclareça se o benefício é transmissível aos herdeiros; se, uma vez cessado, é possível restabelecê-lo e se o exercício de atividade remunerada como microeempreendor individual faz cessar o benefício.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um órgão público estadual mantém convênio com uma entidade fechada de previdência complementar, que oferece diferentes modalidades de planos de benefícios a seus servidores vinculados. Diante da necessidade de avaliar riscos fiscais e a sustentabilidade dos aportes, a alta administração encaminhou consulta ao Tribunal de Contas solicitando esclarecimentos acerca do funcionamento das modalidades de planos existentes no sistema brasileiro de previdência complementar.
Designado para elaborar a resposta técnica, o auditor responsável deverá apresentar, de forma clara e fundamentada:
1 plano de benefício definido, explicando, em linhas gerais, como essa modalidade funciona em relação às contribui…
Maria do Carmo, pessoa com deficiência em razão de visão monocular, solicitou ao INSS sua aposentadoria ao completar 55 (cinquenta e cinco) anos de idade.
O requerimento foi instruído com os seguintes documentos: laudo médico particular comprovando a sua deficiência de grau moderado e comprovantes do CNIS, atestando o tempo de contribuição por 19 (dezenove) anos à Previdência Social.
Contudo, o seu pleito foi indeferido pelo INSS, sob os seguintes argumentos: a) Maria do Carmo não seria presumidamente pessoa com deficiência, uma vez que seria necessária a realização de avaliação pericial pelo próprio INSS quanto a sua condição, pois o laudo pericial particular não supre a avaliação exigida…
A definição da Seguridade Social como conceito organizador da proteção social brasileira foi uma das mais relevantes inovações do texto constitucional de 1988. A Constituição Federal (CF) ampliou a cobertura do sistema previdenciário e flexibilizou o acesso aos benefícios para os trabalhadores rurais, reconheceu a Assistência Social como política pública não contributiva que opera tanto serviços como benefícios monetários, e consolidou a universalização do atendimento à saúde por meio da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a Seguridade Social articulando as políticas de seguro social, assistência social, saúde e seguro-desemprego passa a estar fundada em um conjunto de polí…



