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Q435593 | TI - Banco de Dados
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025

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O COSIF (Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional) é um plano de contas utilizado pelas instituições financeiras no Brasil para padronizar e organizar a contabilidade do sistema financeiro nacional. Ele é regulamentado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e serve como referência para as demonstrações contábeis e relatórios das instituições financeiras.
A seguir, é mostrada parte da listagem (adaptada) do Plano de Contas COSIF (tabela ContasCOSIF):

Código Descrição Data Início Data Fim Duração (dias) Tipo Aplicável a FIDC Aplicável aos demais Fundos
12135028 TPF – TN 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
12135042 TPF – BCB 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
12140006 DVOC 01/12/2001 31/07/2004 973 N Sim Sim
12140020 TPF – TN 01/12/2001 31/07/2004 973 N Sim Sim
12140044 TPF – BCB 01/12/2001 31/07/2004 973 N Sim Sim
13193007 LIQ. GENERICAS 01/02/2004 31/07/2004 181 R Sim Sim
13193021 TPF – TN 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
13193045 TPF – BCB 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
13230001 LIQ. GENERICAS 01/02/2004 31/07/2004 181 R Sim Sim
13230025 TPF – TN 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
13230049 TPF – BCB 01/02/2004 31/07/2004 181 N Sim Sim
30310007 TITULOS SELIC 01/07/2000 30/06/2005 1825,00 N Sim Sim
30310100 LIVRES 01/07/2000 30/06/2005 1825,00 N Sim Sim

Acessado de https://cvmweb.cvm.gov.br/SWB/Sistemas/SCW/PadroesXML/ListaPlanoContas.aspx em 14/03/2024

Supondo que essa listagem foi obtida a partir de consulta em um banco de dados MySQL, elabore um texto dissertativo a respeito de modelagem em banco de dados abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

  1. o conceito DDL e a instrução SQL para se criar a tabela ContasCOSIF. [valor: 4,75 pontos]
  2. instruções SQL que poderiam levar ContasCOSIF a um estado inconsistente. Variância cujo valor é 0. [valor: 4,75 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Em 202x, um órgão regulador iniciou uma série de mudanças regulatórias que possibilitam a minimização de fraudes virtuais com a implementação de sistemas virtuais. A entrada desses sistemas em operação reduziu o tempo de espera para acesso a serviços críticos para a população. Com objetivo de aumentar a eficiência das campanhas de marketing direcionado para difundir conhecimento a respeito dos novos sistemas, foi descrita a implementação de um projeto de mineração de dados, baseado na metodologia CRISP-DM, a partir de dados obtidos de uma campanha de marketing.

Considerando as informações apresentadas no texto, redija texto dissertativo abordando a estrutura do CRISP-DM, destacando os objeti…

Considere a rede neural abaixo com entradas x1 e x2 e saídas y1 e y2, em que cada um dos dois neurônios têm limiar de ativação igual a ϕ = 1.

Considerando as informações apresentadas, discorra sobre:

1)  o conceito e a estrutura de uma rede neural (3,5 pontos);

2)  as saídas, considerando w11 = 1,66; w12 = 0,83; w21 = −7,00 e w22 = 10,00, para os testes 1 (x1 = 0,0 e x2 = 0,5); 2 (x1 = 0,3 e x2 = 0,1); 3 (x1 = 0,7 e x2 = 0,3) e 4 (x1 = 0, 6 e x2 = 0,9) (6,0 pontos)

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Tendo por contexto os conceitos apresentados no texto e na figura acima, elabore um texto dissertativo a respeito de Data Warehouse, abordando, necessariamente, os seguintes elementos:

  1. A definição e as principais características de um Data Warehoute [valor: 4,75 pontos].
  2. Os conceitos de tabela fato e de tabela dimensão e as classificações de cada uma das tabelas indicadas na figura [valor: 4,75 pontos].

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