“O Brasil é o quinto país mais atacado por cibercriminosos. O ataque cibernético desabilita computadores, rouba dados e viola sistemas.
Criminosos virtuais utilizam diversos meios para promover esses ataques, tais como: malware, phishing e ransomware.”
Fonte (https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/05/5-tipos-mais-comuns-de-ciberataques-que-ocorrem-no-brasil/)
Ataques cibernéticos do tipo phishing crescem diariamente e ainda conseguem elevado percentual de êxito. Por isso, é importante que os analistas de redes desenvolvam estratégias de conscientização dos usuários das suas redes para que esses entendam os perigos das diversas variações de ataques de phishing e que eles desenvolvam estratégias de para mitigação desse tipo de ataque que requer principalmente a percepção dos usuários.
a) Explique o que é o ataque do tipo phishing.
b) Explique dois tipos distintos (variações) de ataques do tipo phishing.
c) Explique duas ações defensivas que os usuários podem desenvolver para combater o phishing.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma empresa está implementando um projeto de interconexão de suas redes locais entre sua matriz e filial, as quais residem em cidades diferentes, como forma de agilizar o trâmite de informações e documentos entre elas. O objetivo do projeto é que matriz e filial tenham acesso à mesma rede, conforme figura a seguir.

A matriz possui 254 hosts possíveis e a filial possui a mesma capacidade de hosts, porém existem 2 vlans subdividindo a rede na metade. Durante o processo de implementação do link, um prestador de serviço instalou o malware_1 na aplicação, o qual permitia o retorno do prestador de serviço quando quisesse à aplicação. Este descobriu usuário e senha da aplicação de um funcionário d…
Acompanhamento de controles críticos de segurança cibernética das organizações públicas federais
O processo de transformação digital das organizações públicas, ao mesmo tempo em que disponibiliza aos cidadãos cada vez mais serviços digitalizados, acessíveis por meio de aplicativos e/ou de sítios na Internet, torna essas organizações progressivamente mais dependentes de soluções de tecnologia da informação (TI), em especial de ferramentas de software, bases de dados e sistemas informatizados. Aliada a essa dependência tecnológica, a pandemia da Covid-19 forçou as organizações a expandirem rapidamente o regime de trabalho remoto. Consequentemente, aumentou a quantidade de acessos externos às s…



