Os contratos inteligentes têm se tornado mais populares nos últimos anos, principalmente devido à ascensão das criptomoedas e criação de diversas redes blockchain. Embora ainda seja um conceito relativamente novo para muitas pessoas, organizações públicas e privadas, é uma tecnologia que está mudando as formas de como se realizam transações, eliminando intermediários e aumentando a segurança das transações.
a) Explique o que é uma rede blockchain.
b) Explique como funcionam os mecanismos de consenso em uma rede blockchain e apresente dois exemplos de utilização.
c) Explique o que são contratos inteligentes e apresente um exemplo de utilização.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um sistema de monitoramento de licitações públicas usando aprendizado de máquina supervisionado foi implementado em uma grande região para detectar padrões de irregularidades. Este sistema deve prever se uma licitação possui ou não indícios de irregularidade, baseado nos parâmetros abaixo:
I. Valor do Contrato: Um número decimal que representa o valor total do contrato.
II. Tipo de Contrato: Podendo ser ‘Serviços’ ou ‘Compras’.
III. Região: Região geográfica da licitação (‘Norte’, ‘Sul’, ‘Leste’, ‘Oeste’)
IV. Número de Participantes: Número de empresas que participaram do processo licitatório.
V. Histórico de Regularidad…
Padrões de projeto são inspirados em uma ideia proposta pelo arquiteto (de construções civis) e professor da Universidade de Berkeley chamado Cristopher Alexander. Em 1977, Alexander lançou um livro intitulado “A Patterns Language”, no qual documenta diversos padrões para construção de cidades e prédios. Segundo Alexander:
“Cada padrão descreve um problema que sempre ocorre em nosso contexto e uma solução para ele, de forma que possamos usá-la um milhão de vezes”.
Em 1995, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides lançaram um livro adaptando as ideias de Alexander para o mundo de desenvolvimento de software e propondo um catálogo com soluções para resolver problemas recorrent…
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é usado em diversas instituições públicas, como sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos.

Figura 1. Tela de login da versão do SEI para desktops
A criação do Sistema se deu em 2009, objetivando maior agilidade ao trâmite de processos, prescindir do papel como suporte físico para documentos institucionais, gerar economia em termos de aquisição e guarda de papéis e documentos, serviços de postagem, bem como garantir maior transparência aos registros administrativos. Hoje é o sistema que deve ser preferencialmente adotado por toda a administração pública feder…



