Leia os destaques de matéria publicada pela agência de notícias do IBGE:
Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda
Editoria: Estatísticas Sociais | Irene Gomes | Arte: Brisa Gil
07/07/2023 10h00 | Atualizado em 16/08/2024 17h10
Destaques
• Cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade do país (ou 8,9% desse grupo etário) tinham algum tipo de deficiência.
Os dados são do módulo Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022.
• Em 2022, 47,2% das pessoas com deficiência tinham 60 anos ou mais de idade. Entre as pessoas sem deficiência, apenas 12,5% estavam nesse grupo etário.
• No terceiro trimestre de 2022, a taxa de analfabetismo para as pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto entre as pessoas sem deficiência essa taxa foi de 4,1%.
• Apenas 25,6% das pessoas com deficiência tinham concluído pelo menos o Ensino Médio, enquanto 57,3% das pessoas sem deficiência tinham esse nível de instrução.
• A taxa de participação na força de trabalho das pessoas sem deficiência foi de 66,4%, enquanto entre as pessoas com deficiência essa taxa era de apenas 29,2%. A desigualdade persiste mesmo entre as pessoas com nível superior: nesse caso, a taxa de participação foi de 54,7% para pessoas com deficiência e 84,2% para as sem deficiência.
• O nível de ocupação das pessoas com deficiência foi de 26,6%, menos da metade do percentual encontrado para as pessoas sem deficiência (60,7%).
• Cerca de 55,0% das pessoas com deficiência que trabalhavam estavam na informalidade, enquanto para as pessoas ocupadas sem deficiência esse percentual foi de 38,7%.
• O rendimento médio real habitualmente recebido pelas pessoas ocupadas com deficiência foi de R$1.860, enquanto o rendimento das pessoas ocupadas sem deficiência era de R$ 2.690.
Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda
No sentido de criar mais visibilidade à luta pela inclusão de pessoas com deficiência, foi criado do SETEMBRO VERDE. Sobre essa iniciativa,
leia o texto publicado no Portal Terra, em 2022.
“Você já ouviu falar em Setembro Verde?
Campanha reforça a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência
Por Nathalia Santos
De uns anos para cá, temos visto muita coisa relacionada a diferentes campanhas que são realizadas ao longo do ano, inclusive o Setembro Amarelo, mas será que você sabe o que significa o Setembro Verde? É o mês dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência.
O objetivo principal dessa campanha é reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, então, o mês de setembro inteiro ficou dedicado à campanha Setembro Verde. Por isso, é um mês em que devemos reforçar a nossa luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos dos nossos direitos básicos ainda são ignorados.
Já falamos aqui nesta coluna sobre as dificuldades em relação a esses direitos básicos, no acesso à saúde, educação, mercado de trabalho e lazer. Esses fatores ligados à intolerância e o preconceito podem gerar, na pessoa com deficiência, muitos traumas, crises de ansiedade, depressão e até mesmo um complexo de inferioridade diante da sociedade. Sendo assim, quando falamos em Setembro Verde, também estamos falando de Setembro Amarelo, pois o cuidado com a saúde mental também deve ser prioridade no cuidado à causa PCD (…)”
Fonte: https://www.terra.com.br/nos/opiniao/nathalia-santos/voce-ja-ouviu-falar-em-setembro
verde,b5dc1d23f65fdc7992ac9ff522246216mjzo3sx1.html?utm_source=clipboard
Com base nas informações fornecidas e em seus conhecimentos sobre a comunicação da Defensoria Pública de Rondônia em seus perfis em redes sociais, elabore, em um total de 20 a 30 linhas:
1. O slogan para a campanha sobre inclusão de pessoas com deficiência a ser veiculada durante o mês de setembro de 2025. O slogan deve obrigatoriamente citar a Defensoria Pública de Rondônia;
2. Um briefing conciso da campanha sobre o mesmo tema a ser veiculada nas redes sociais mantidas pela DPE-RO, com os seguintes itens: Linhas gerais da campanha; objetivos; público-alvo; estratégias de veiculação e critérios de avaliação do sucesso da campanha;
3. Uma sugestão de postagem temática sobre inclusão de pessoas com deficiência, estilo carrossel, que envolva imagens estáticas e, pelo menos dois vídeos para o Instagram, com recursos que garantam a acessibilidade comunicacional.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Discorra a respeito de como, no cenário do Brasil democrático e do seu processo de maior acesso do cidadão às Instituições, os conceitos de eficácia e eficiência da comunicação podem colaborar para a construção de uma real democracia e transparência. Não deixe de abordar em seu texto o papel relevante que a tecnologia e as novas mídias têm nesse cenário.
2. Indique as características de um debate e de um simpósio e as diferenças entre eles;
3. Com relação a um Seminário Internacional de Relações Públicas na Comunicação Governamental, apresente duas ações referentes ao pré-evento, ao transevento e ao p…



