O sistema tributário nacional enfrenta o constante desafio de compatibilizar os objetivos de arrecadação com os princípios da justiça fiscal e da eficiência econômica. A escolha entre diferentes modelos de tributação (proporcionais, progressivos, regressivos, cumulativos ou sobre valor agregado) pode impactar significativamente a distribuição de renda, a neutralidade do sistema e a alocação eficiente de recursos. Da mesma forma, a forma de incidência do imposto (por dentro ou por fora), o tipo de imposto (direto ou indireto) e o comportamento dos consumidores e produtores frente aos tributos contribuem para a definição do ônus tributário efetivo e do chamado peso morto da tributação.
Considerando esses elementos e os fundamentos da tributação eficiente e equitativa, responda, de forma fundamentada:
- Diferencie impostos diretos e indiretos e analise em que medida os impostos indiretos são considerados regressivos. Apresente um exemplo concreto de imposto indireto regressivo.
- Explique o conceito de peso morto da tributação e discorra sobre os fatores que afetam seu tamanho. Aponte em que situação o peso morto tende a ser menor.
- A curva de Laffer indica uma relação entre carga tributária e arrecadação. Descreva essa relação e identifique qual é a implicação econômica de um sistema tributário posicionado à direita do ponto ótimo da curva.
- Apresente o conteúdo da regra de Ramsey e explique como ela busca minimizar distorções econômicas provocadas pela tributação, mencionando as críticas relacionadas à equidade.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



