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Q434521 | Contabilidade de Custos
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2025

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A Secretaria da Fazenda do Estado Alfa está implantando um sistema de auditoria contábil para monitorar os custos operacionais dos seus Centros de Processamento de Dados (CPDs), com o objetivo de identificar distorções no consumo de recursos entre os diversos departamentos. Para isso, os auditores fiscais estão utilizando conceitos da contabilidade de custos aplicados à administração pública.

Durante a auditoria, foram observadas as seguintes situações:

  • O setor de Tecnologia da Informação comprou equipamentos e insumos com incidência de tributos recuperáveis e não recuperáveis, além de custos com frete e armazenamento.
  • Parte dos servidores atua diretamente na manutenção de sistemas essenciais ao controle da arrecadação tributária, enquanto outros desempenham funções de apoio e coordenação.
  • A energia elétrica e a depreciação dos equipamentos são rateadas entre os departamentos com base em critérios estimados.
  • Alguns departamentos de apoio, como Suporte Técnico e Infraestrutura, prestam serviços contínuos aos setores operacionais.

Com base nas informações apresentadas e na disciplina de contabilidade de custos, responda, de forma fundamentada:

  1. Como deve ser calculado o custo de aquisição de materiais diretos, considerando frete, armazenamento e tributos? Indique o tratamento contábil adequado para os tributos recuperáveis e os não recuperáveis.
  2. Diferencie mão de obra direta e indireta e explique o tratamento contábil de encargos, provisões de férias e 13º salário, no contexto de auditoria da folha de pagamento.
  3. Conceitue custos indiretos e indique, com exemplos, critérios de rateio que poderiam ser aplicados aos departamentos da Secretaria da Fazenda.
  4. Explique o conceito de departamentalização e sua importância para a apropriação dos custos indiretos aos produtos ou atividades finalísticas da instituição.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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