Texto I

Texto II
Brasil é 5º país que mais gera lixo eletrônico, mas só 3% é descartado corretamente; saiba como fazer Celular, TV, pilha, computador: o Brasil é o quinto país que mais produz lixo eletrônico (e-lixo) no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas 3% dos resíduos produzidos no país, no entanto, são descartados de forma correta, para que possam ser reaproveitados.
O cenário intensifica a preocupação detectada no relatório “Monitor Global E-lixo”, que alerta que a produção mundial de resíduos eletrônicos está crescendo cinco vezes mais rápido que a reciclagem desses materiais. Se as 62 milhões de toneladas de e-lixo que foram geradas no ano de 2022 fossem recicladas, ilustra o documento, 900 milhões de toneladas de minérios poderiam deixar de ser extraídas do meio ambiente.
O tema foi pautado na ExpoCatadores em São Paulo, o maior evento da cadeia de reciclagem no país, que durou três dias e finalizou na última sexta-feira (20). A geração de cerca de 2,4 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano coloca o Brasil como segundo do ranking das Américas, atrás somente dos Estados Unidos.
Sandra Oliveira é catadora do Centro de Reciclagem Cooplum, em Maceió (AL) e conta que, além da coleta na rua e da triagem, todos os cooperados fazem formação em educação ambiental. “É para embasar a conscientização, as pessoas ainda têm conhecimento muito pequeno sobre a coleta seletiva”, aponta.
“Por mais que você separe seu material reciclado, se você não destina ele corretamente para as cooperativas, você vai estar apenas fazendo um trabalho na sua residência e na hora que a coleta do lixo passa, ela leva para o aterro sanitário”, ressalta Oliveira.
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br. Acesso em: março de 2025.)
Texto III

A partir dos textos motivadores, redija uma dissertação sobre o tema:
“Caminhos possíveis para o lixo eletrônico nosso de cada dia”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as “escolas burguesas”), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo…
Texto I
Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais
O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passa a valer a partir deste segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.
Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de …
Texto I
Sofrimento psíquico no ambiente de trabalho: pesquisadores apontam situação endêmica na saúde mental no Brasil
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e dados apontam tendência de crescimento.
Em proposição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde, a 342 ª Reunião Ordinária do CNS trouxe dados alarmantes sobre como a ansiedade, o estresse e o suicídio têm afetado a população ativa no Brasil. A mesa “Transtornos mentais e de adoecimento no ambiente de trabalho: ações e intervenções para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras…



