Texto I

Texto II
Brasil é 5º país que mais gera lixo eletrônico, mas só 3% é descartado corretamente; saiba como fazer Celular, TV, pilha, computador: o Brasil é o quinto país que mais produz lixo eletrônico (e-lixo) no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Apenas 3% dos resíduos produzidos no país, no entanto, são descartados de forma correta, para que possam ser reaproveitados.
O cenário intensifica a preocupação detectada no relatório “Monitor Global E-lixo”, que alerta que a produção mundial de resíduos eletrônicos está crescendo cinco vezes mais rápido que a reciclagem desses materiais. Se as 62 milhões de toneladas de e-lixo que foram geradas no ano de 2022 fossem recicladas, ilustra o documento, 900 milhões de toneladas de minérios poderiam deixar de ser extraídas do meio ambiente.
O tema foi pautado na ExpoCatadores em São Paulo, o maior evento da cadeia de reciclagem no país, que durou três dias e finalizou na última sexta-feira (20). A geração de cerca de 2,4 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano coloca o Brasil como segundo do ranking das Américas, atrás somente dos Estados Unidos.
Sandra Oliveira é catadora do Centro de Reciclagem Cooplum, em Maceió (AL) e conta que, além da coleta na rua e da triagem, todos os cooperados fazem formação em educação ambiental. “É para embasar a conscientização, as pessoas ainda têm conhecimento muito pequeno sobre a coleta seletiva”, aponta.
“Por mais que você separe seu material reciclado, se você não destina ele corretamente para as cooperativas, você vai estar apenas fazendo um trabalho na sua residência e na hora que a coleta do lixo passa, ela leva para o aterro sanitário”, ressalta Oliveira.
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br. Acesso em: março de 2025.)
Texto III

A partir dos textos motivadores, redija uma dissertação sobre o tema:
“Caminhos possíveis para o lixo eletrônico nosso de cada dia”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A Inteligência Artificial (IA) apresenta três áreas principais de preocupação ética para a sociedade: privacidade e vigilância, preconceito e discriminação e desafios filosóficos. A IA pode levar ao desemprego à medida que as máquinas assumem trabalhos que antes eram feitos por humanos. A desigualdade também é uma preocupação, pois a IA pode ser usada para perpetuar as estruturas de poder existentes. A IA também pode levar ao viés algorítmico, em que os modelos incorporam e implantam vieses humanos e sociais em escala. A privacidade é um direito humano fundamental reconhecido na Declaração dos Direitos Humanos da ONU, mas os aplicativos de IA podem representar uma ameaça real a esse …
Texto I
Fim da violência nas escolas ainda é desafio para o Brasil
Entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram, no Brasil, em ataques em ambiente escolar. A superação do problema está presente nos debates do Senado e já deu origem a normas como a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares (Lei nº 14.819/2024). Segundo Sérgio Senna, consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área Segurança Pública, é necessário criar uma rede nacional de enfrentamento ao preconceito e à violência na escola.
(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)
Texto II
Pesquisa revela que 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência no…
Texto I
Cultura do imediatismo: tudo ao mesmo tempo e agora
A internet e as mídias sociais ajudam a otimizar nosso dia a dia, mas também potencializam o imediatismo inerente a todos nós.
Com o avanço das tecnologias, vivemos atualmente em um mundo globalizado. Recebemos a todo mundo uma enxurrada de informações de inúmeras fontes e estamos sempre conectados, em smartphones, computadores e tablets.
Também precisamos ser rápidos em compreender e responder essas informações. Tudo tem que ser imediato, feito agora, no presente. Parece que ninguém sabe mais esperar; a paciência tornou-se algo raro.
Esse padrão de comportamento é chamado de cultura do imediatismo, que vem afetando nossa maneira de…



