Texto I

(Recortes de cena do filme “Estrelas além do tempo” – Mary Jackson está em uma audiência diante do juiz em busca de autorização para frequentar
aulas que possibilitarão a realização do seu sonho de ser engenheira. Disponível em: https://www.facebook.com/umfilmemedisse. Acesso em: abril de
2025.)
Texto II
Quem conhece Rocky Myers, o descreve como um homem doce e gentil. Ele ama seus irmãos, filhos e netos, e eles o adoram. Ele tocava bateria no coro de sua igreja. Aos 11 anos, Rocky foi diagnosticado com deficiência intelectual. Ele acha difícil ler e não consegue guardar datas ou horários corretamente em sua cabeça. Certa noite, em 1991, na cidade de Decatur, Alabama, sua vida mudou para sempre.
Uma idosa branca foi assassinada em um bairro predominantemente negro. Rocky, que é negro, morava do outro lado da rua. Apesar de nenhuma evidência que o ligue à cena do assassinato, exceto um videocassete pertencente à vítima, que Rocky afirma ter encontrado abandonado na rua, Rocky foi condenado pelo crime.
Os depoimentos do caso foram marcados por inconsistências e alegações de abuso policial – uma testemunha-chave afirmou mais tarde que mentiu. Um júri esmagadoramente branco o considerou culpado, mas recomendou uma sentença de prisão perpétua. O juiz, em vez disso, condenou Rocky à morte. Anular uma decisão do júri desta forma agora é ilegal no Alabama.
O Supremo Tribunal dos EUA decidiu que os arguidos com deficiência intelectual “enfrentam um risco especial de execução injusta”. Isso certamente é verdade para Rocky. Com uma representação legal ineficaz e abandonado por seu advogado após a condenação, Rocky perdeu prazos para recursos. Sua execução pode ser marcada a qualquer momento, e sua única esperança é que o governador do Alabama lhe conceda clemência.
(Disponível em: https://anistia.org.br/peticao/. Acesso em: abril de 2025.)
Texto III
Em 28 de agosto de 1963, Washington DC, capital estadunidense, recebia mais de 250 mil negros e negras de todo o país para a “Grande Marcha por Emprego e Liberdade”, também chamada de “Marcha de Washington” ou “A Grande Marcha”, ato convocado por organizações religiosas, sindicatos e movimentos populares pelos direitos civis da população negra dos Estados Unidos.
Até aquele momento, a última ação significativa do Estado estadunidense no sentido de garantir direitos à população negra do país havia ocorrido em 1865, após o fim da Guerra Civil entre confederações de estados do sul (escravista) e do norte (abolicionista) do país: o fim do confronto, vencido pelo norte, tornou ilegal a escravidão, reconheceu como cidadãos os negros norte-americanos e garantiu o direito a voto aos homens negros. […]
O grande ato em Washington se tornou pico da efervescência do movimento contra a segregação no seio do país mais rico do mundo. E foi nesse ato que o reverendo batista Martin Luther King, liderança e referência da resistência pacífica contra o racismo, proferiu seu discurso mais famoso. “Eu tenho um sonho”, repetiu, por diversas vezes em sua fala, ao profetizar uma terra de liberdade e oportunidade em que “nossos filhos não serão julgados pela cor de suas peles, mas pelo conteúdo de seu caráter”. […]
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/. Acesso em: abril de 2025. Adaptado.)
A partir dos textos motivadores, redija uma dissertação sobre o tema:
“O impacto do racismo na sociedade e as ações afirmativas de combate às práticas que o constituem”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A Inteligência Artificial (IA) apresenta três áreas principais de preocupação ética para a sociedade: privacidade e vigilância, preconceito e discriminação e desafios filosóficos. A IA pode levar ao desemprego à medida que as máquinas assumem trabalhos que antes eram feitos por humanos. A desigualdade também é uma preocupação, pois a IA pode ser usada para perpetuar as estruturas de poder existentes. A IA também pode levar ao viés algorítmico, em que os modelos incorporam e implantam vieses humanos e sociais em escala. A privacidade é um direito humano fundamental reconhecido na Declaração dos Direitos Humanos da ONU, mas os aplicativos de IA podem representar uma ameaça real a esse …
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…
Texto I
Cultura do imediatismo: tudo ao mesmo tempo e agora
A internet e as mídias sociais ajudam a otimizar nosso dia a dia, mas também potencializam o imediatismo inerente a todos nós.
Com o avanço das tecnologias, vivemos atualmente em um mundo globalizado. Recebemos a todo mundo uma enxurrada de informações de inúmeras fontes e estamos sempre conectados, em smartphones, computadores e tablets.
Também precisamos ser rápidos em compreender e responder essas informações. Tudo tem que ser imediato, feito agora, no presente. Parece que ninguém sabe mais esperar; a paciência tornou-se algo raro.
Esse padrão de comportamento é chamado de cultura do imediatismo, que vem afetando nossa maneira de…



