Graças ao aumento dos movimentos em prol da inclusão de grupos historicamente excluídos das posições de poder e prestígio, como pessoas com deficiência, afrodescendentes e população LGBTQIAPN+, vêm sendo institucionalizadas políticas e práticas organizacionais em prol da diversidade. Esse cenário implica mudanças na maneira de pensar e agir da organização. Como diversidade se relaciona com a busca de oportunidades iguais e respeito à dignidade de todos, princípio da cidadania, é necessário que as organizações e, mais especificamente, seus gestores provejam condições para o desenvolvimento pleno dos talentos e das potencialidades. A capacidade de lidar com desafios dessa natureza instiga o debate sobre o desenvolvimento de competências que, até há pouco tempo, não estava no rol de preocupações das lideranças nem dos responsáveis pelos programas de formação de gestores.
Considerando o texto acima como meramente motivador, redija um texto dissertativo sobre o processo de inclusão social nas organizações públicas. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 inclusão e suas implicações para a gestão organizacional; [valor: 6,00 pontos]
2 competências a serem desenvolvidas para a inclusão social, no contexto da diversidade, nas organizações; [valor: 8,00 pontos]
3 ações que podem ser desenvolvidas para favorecer a aprendizagem informal dessas competências. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Há, aproximadamente, um ano, Marcelo, de 31 anos de idade, servidor público de tribunal regional, ausentou-se 2 dias do trabalho. Apesar das tentativas de contato por meio de ligações telefônicas, ele respondia somente a mensagens via aplicativo de mensagens instantâneas. Quando indagado sobre o porquê de sua ausência por um dos colegas de trabalho, ele só respondia de modo monossilábico. Preocupado com a situação e estranhando o comportamento de Marcelo, o referido colega levou o caso à chefia. Frente ao contexto, o colega e a chefe foram até a casa do servidor. Ao chegar à residência de Marcelo, encontraram a porta encostada. Havia muita sujeira e desorganização. Ele estava nu, agachado, e…
Antunes, atualmente com 19 anos de idade, fora uma criança “difícil”. De acordo com a tia, que o criou, “toda semana eu era chamada na escola. Ele era um menino que batia e ameaçava os colegas. Queria que tudo fosse do seu jeito. Não lidava bem com os limites ou exigências colocadas pelos professores. No começo pensei que fosse por conta da história difícil que ele teve. Minha irmã, mãe dele, era usuária de drogas, assim como o pai dele. Ficava muito tempo largado e sem cuidado. Precisou de polícia e o conselho tutelar para conseguirmos pegar ele para cuidar. Ele passava muito tempo sem comer, sujo… os pais viviam drogados. Nem imagino o que ele passou! Mesmo com tanto carinho e atençã…
Liderar é uma competência cada vez mais valorizada em diversos ambientes, sejam eles sociais ou institucionais, organizacionais, formais ou informais, independentemente da posição do líder. A forma como a liderança está posta, os cuidados com o ambiente e as relações interpessoais têm impacto direto na motivação das pessoas e das equipes e, consequentemente, nos resultados que se objetiva alcançar. Liderança e administração são dois termos próximos e que costumam ser confundidos, mas nem todos os administradores são líderes, e nem todos os líderes são administradores. Gerentes podem liderar as respectivas equipes de diversas formas, conforme o projeto, a preferência pessoal e o resultado esp…



