Uma criança de 9 anos de idade é levada a consulta médica por apresentar dor e edema em joelho direito há 2 dias, sem histórico de trauma. Ao exame físico, apresenta prostração, bloqueio articular e sinal da tecla positivo. Apresenta temperatura axilar de 38,9 °C, VHS = 56 mm/h, PCR = 12 mg/dL, contagem global de leucócitos de 13.400 células/mm² (valor de referência: 4.000 – 11.000 células/mm²) e radiografia do joelho sem diferença da distância no espaço articular.
Com base nas informações descritas na situação hipotética acima, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Indique a principal hipótese diagnóstica para o caso apresentado. [valor: 3,00 pontos]
2 Indique o principal agente etiológico do quadro apresentado. [valor: 3,00 pontos]
3 Aborde as quatro principais formas de ação (fisiopatogenia) desse agente etiológico. [valor: 5,00 pontos]
4 Descreva as etapas da conduta médica mais adequada ao caso. [valor: 8,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um servidor público federal de 68 anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade visceral, tabagismo, sedentarismo e doença arterial coronária, encontra-se em perícia para avaliação de possível doença que enseja isenção do imposto de renda, conforme especificado em lei.
Em 29 de janeiro de 2021, ele sofreu um infarto agudo do miocárdio de parede anterior não complicado e foi tratado por angioplastia primária, com implante de stent farmacológico na região proximal da descendente anterior, sem lesões significativas nas demais artérias. Em janeiro de 2023, passou por ablação por cateter para tratamento de flutter atrial e, em dezembro do mesmo ano, fo…
Momento 1
Uma paciente de 79 anos de idade compareceu à emergência hospitalar com queixa de dispneia ao repouso havia três horas, sem fatores desencadeantes ou de alívio, e negou episódios semelhantes prévios. Relatou que recebera diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e diabetes do tipo 2 havia 20 anos, tratados atualmente com anlodipino 10 mg e metformina 1.500 mg, respectivamente. Ao exame físico, encontrava-se acianótica, com pressão arterial de 134 × 78 mm/Hg, frequência cardíaca de 78 bpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 94%, ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros, com discretos estertores crepitantes em bases pulmonares. O restante do exame físico mostrou resu…



