A Assessoria Jurídica de determinado órgão público estadual recebeu, para análise, três manifestações jurídicas distintas sobre a constitucionalidade de normas estaduais, todas envolvendo o controle de constitucionalidade:
I. O Vice-Governador do estado da federação, no regular exercício de seu cargo, ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma lei estadual que teria violado cláusula pétrea da Constituição Federal.
II. Um Deputado Estadual, durante sustentação oral no STF, defendeu que o preâmbulo da Constituição de 1988 deveria servir de parâmetro normativo para invalidar uma norma estadual.
III. O Procurador-Geral da República propôs ADI no STF contra dispositivo da Constituição do referido estado que contrariaria preceito expresso da Constituição Federal.
Tendo em vista a situação hipotética, avalie criticamente as condutas adotadas, com base na Constituição Federal de 1988 e na jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal. Em seu texto, resposta, de forma clara e fundamentada, às seguintes perguntas:
- O Vice-Governador possui legitimidade para ajuizar ADI perante o STF na hipótese narrada? [Valor: 16,00 pontos]
- O preâmbulo da Constituição de 1988 pode ser considerado parâmetro de controle de constitucionalidade? [Valor: 16,00 pontos]
- É admissível a propositura de ADI pelo Procurador-Geral da República contra norma da Constituição Estadual? [Valor: 15,75 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No mês imediatamente anterior à realização de uma eleição municipal, foi organizada grande solenidade religiosa, no maior templo da religião X existente no município Alfa. Durante a solenidade, o sacerdote que a conduzia, perante um público de milhares de pessoas, enalteceu as características pessoais de João, que estava presente, ocupava uma posição de destaque e era candidato ao cargo eletivo de prefeito do município Alfa, e ressaltou que a sua eleição representaria um salto de qualidade para a vida de todos os munícipes. Maria, que figura como candidata a vice-prefeita de Alfa na mesma chapa de João, somente tomou conhecimento do ocorrido pela imprensa.
Joana, que também figurava como can…
Antônio, de 78 anos, aposentado e com mobilidade reduzida, reside com sua filha em imóvel próprio. Após um desentendimento familiar, ela passou a restringir o uso de seus bens e a impedi-lo de sair de casa, retendo seus documentos pessoais e o cartão bancário para controlar sua pensão. Antônio manifestou o desejo de continuar vivendo em seu lar, com apoio de cuidadores, mas a filha insiste em transferi-lo para uma instituição de longa permanência sem o seu consentimento.
Considerando a situação apresentada, responda de forma fundamentada:
- Quais direitos fundamentais e estatutários de Antônio foram violados, com base na Constituição Federal e no Estatuto da Pessoa Idosa?
- Quais medidas de pr…
Determinada norma constitucional de eficácia limitada e princípio programático, inserida na Constituição da República pela Emenda Constitucional nº X, dispôs sobre um direito fundamental que é benéfico a João, considerando a relação jurídica de natureza obrigacional que mantém com Pedro.
Por tal razão, João entende que essa norma deve ser observada. Pedro, por sua vez, defende que, em virtude das características da Emenda Constitucional nº X, que carece de regulamentação, a relação jurídica deveria ser regida pela Lei Federal nº Y, que fora editada em momento anterior ao da referida reforma constitucional e que regulamentara outra norma constitucional, sendo que esse comando legal, de conteú…



