“Não é possível pensar o desenvolvimento em termos puramente econômicos. Ele é um processo cultural, político e social que se enraíza nas estruturas históricas da sociedade. […] O subdesenvolvimento não é uma etapa anterior do desenvolvimento, mas uma forma própria de organização econômica e social que resulta da inserção dependente e desigual no sistema mundial.”
(Celso Furtado. “O Mito do Desenvolvimento Econômico”. 1974)
O economista Celso Furtado foi um dos mais importantes pensadores do desenvolvimento na América Latina, com destaque para sua análise do subdesenvolvimento como fenômeno estrutural e sua defesa de políticas públicas regionais voltadas à redução das desigualdades.
Baseado nas teorias desenvolvidas por Celso Furtado em relação ao desenvolvimento regional, elabore um texto em 30 linha abordando, necessariamente, os seguintes tópicos:
1) De acordo com a perspectiva de Celso Furtado, como se caracteriza o subdesenvolvimento e em que ele difere da mera ausência de desenvolvimento?
2) O que é desenvolvimento regional e qual sua importância para enfrentar as desigualdades territoriais no Brasil?
3) Cite exemplos de regiões brasileiras historicamente menos desenvolvidas e indique políticas públicas que podem ser adotadas para promover seu desenvolvimento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“A posição do Brasil frente suas principais questões e o cenário político internacional dos anos cinquenta inseriram a nação em um grande dilema político. O fim da Segunda Guerra Mundial abriu portas para um verdadeiro “loteamento” ideológico que dividiu o mundo entre os blocos comunista e capitalista. Nesse sentido, o Brasil sofreu fortes pressões políticas dos Estados Unidos, que desde a Doutrina Monroe firmou uma política de preservação de seus interesses no continente americano.
Internamente, duas grandes correntes políticas ganharam destaque: o liberalismo e o nacionalismo. O projeto liberal acreditava que o recente desenvolvimento industrial brasileiro tornava indispensável a busca de …
Os problemas ambientais e sociais são uma preocupação global cada vez mais emergente. Relevantes e complexos, são capazes de impactar tanto a qualidade de vida das pessoas, quanto o equilíbrio dos ecossistemas que asseguram a vida na Terra. Tais problemas, em geral, são resultado da atividade humana e exigem ações globais sustentáveis, emergentes e estruturadas. Nesse sentido, a crise socioambiental atual mostra que, para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações, é urgente induzir novos paradigmas ao sistema econômico vigente.
Nessa perspectiva, à medida que os problemas socioambientais se tornam mais notáveis (por exemplo: mudanças climáticas e desigualdade social), mais urg…
Uma usina industrial localizada às margens de um rio lança resíduos químicos em suas águas. Embora a usina seja lucrativa e gere empregos, suas atividades afetam negativamente terceiros, como pescadores, o abastecimento de água e o turismo da região.
Considerando os conceitos microeconômicos de falhas de mercado e externalidades, em um total de 20 a 30 linhas, discorra sobre:
a) que tipo de externalidade está presente neste caso e o porquê representa uma falha de mercado.
b) como esta situação reflete a divergência entre custo privado e custo social.
c) duas possíveis intervenções governamentais, justificando como essas corrigem essa externalidade.
d) a aplicabilidade do Teorema de Coase nes…



