“Não é possível pensar o desenvolvimento em termos puramente econômicos. Ele é um processo cultural, político e social que se enraíza nas estruturas históricas da sociedade. […] O subdesenvolvimento não é uma etapa anterior do desenvolvimento, mas uma forma própria de organização econômica e social que resulta da inserção dependente e desigual no sistema mundial.”
(Celso Furtado. “O Mito do Desenvolvimento Econômico”. 1974)
O economista Celso Furtado foi um dos mais importantes pensadores do desenvolvimento na América Latina, com destaque para sua análise do subdesenvolvimento como fenômeno estrutural e sua defesa de políticas públicas regionais voltadas à redução das desigualdades.
Baseado nas teorias desenvolvidas por Celso Furtado em relação ao desenvolvimento regional, elabore um texto em 30 linha abordando, necessariamente, os seguintes tópicos:
1) De acordo com a perspectiva de Celso Furtado, como se caracteriza o subdesenvolvimento e em que ele difere da mera ausência de desenvolvimento?
2) O que é desenvolvimento regional e qual sua importância para enfrentar as desigualdades territoriais no Brasil?
3) Cite exemplos de regiões brasileiras historicamente menos desenvolvidas e indique políticas públicas que podem ser adotadas para promover seu desenvolvimento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar anunciou, na manhã desta terça-feira (2), investimentos para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 para o Amazonas. A previsão é que os agricultores familiares amazonenses acessem R$ 170 milhões em linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na safra 24/25 o valor de contratações do Pronaf na Região Norte chegou a R$ 5,5 bilhões, representando um aumento de 38% em relação a 2023.”
Disponível em: https://www.gov.br/mda/pt-br/noticias/2025/09/mda-anuncia-r-170-milhoes-para-o-plano-safra-da-agricultura-familiar-25-26-para-o-estado-do-amazonas
Baseado no texto motivador, faça …
Os problemas ambientais e sociais são uma preocupação global cada vez mais emergente. Relevantes e complexos, são capazes de impactar tanto a qualidade de vida das pessoas, quanto o equilíbrio dos ecossistemas que asseguram a vida na Terra. Tais problemas, em geral, são resultado da atividade humana e exigem ações globais sustentáveis, emergentes e estruturadas. Nesse sentido, a crise socioambiental atual mostra que, para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações, é urgente induzir novos paradigmas ao sistema econômico vigente.
Nessa perspectiva, à medida que os problemas socioambientais se tornam mais notáveis (por exemplo: mudanças climáticas e desigualdade social), mais urg…
“O chamado ‘milagre econômico’ brasileiro, ocorrido entre 1968 e 1973, foi marcado por um crescimento acelerado do PIB, financiado pelo endividamento externo e pela concentração do poder decisório nas mãos do Estado. No entanto, esse período de aparente prosperidade econômica não se traduziu em melhoria das condições de vida da maioria da população.”
— Adaptado de Maria da Conceição Tavares, Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro (1972), e Marcelo de Paiva Abreu, A Ordem do Progresso: Cem Anos de Política Econômica Republicana (2014).
Os fatos narrados pela economista Maria da Conceição Tavares, mostra um crescimento econômico que não chegou na população.
Baseado na situaç…



