O Chefe do Poder Executivo do Município Alfa encaminhou o projeto de lei orçamentária anual à Câmara Municipal. Nesse projeto, era estimada a receita para o próximo exercício financeiro levando-se em consideração operação de crédito a ser realizada, sendo almejada a autorização para a sua contratação. O Poder Executivo ainda era autorizado a abrir crédito adicional, com os recursos a serem obtidos na referida operação, para o reforço das dotações orçamentárias indicadas.
Na justificativa que acompanhava o projeto, a operação de crédito era justificada pela necessidade, em primeiro lugar, de ser mantido o pagamento pelo fornecimento de diversos materiais de escritório de uso contínuo. Afinal, a sua ausência poderia inviabilizar a atividade administrativa. Em segundo lugar, cerca de 60% desses recursos seriam utilizados para a conclusão de obras que estavam paralisadas em razão da sensível diminuição da arrecadação tributária, o que ensejava o risco de deterioração.
Portanto, foram perfeitamente indicadas as duas espécies de despesas que seriam satisfeitas com as receitas a serem obtidas com a operação de crédito.
O projeto veio a ser aprovado pelo voto da maioria simples dos vereadores, sendo convertido em lei.
Com isso, foi realizada a operação de crédito e, por decreto do Prefeito Municipal, as respectivas receitas foram direcionadas à realização das despesas indicadas.
Analise a compatibilidade com a ordem constitucional, sob a perspectiva formal e material, da parte da lei orçamentária descrita na narrativa, que embasou a atuação do Prefeito Municipal.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em setembro de 2023, determinado deputado estadual apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em desfavor do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos:
Fato 1: a ALMG teria extrapolado o limite de alerta de 90% da despesa total com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em razão de estar calculando de forma irregular a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a ALMG deixou de remeter e de disponibilizar ao TCE-MG, para …
A União planeja executar as seguintes despesas no mesmo exercício financeiro:
I aquisição de terreno necessário para as obras de um novo hospital público que será construído;
II compra de um prédio já pronto, destinado à instalação de repartição pública;
III repasse de recursos da União a determinado estado para a construção de moradia popular.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo com base na Lei n.º 4.320/1964 e na Lei Complementar n.º 101/2000, no qual sejam abordados os seguintes aspectos:
1 enquadramento da natureza de cada uma das despesas — de capital ou corrente; [valor: 4,75 pontos]
2 classificação de cada uma das três despesas conforme a categ…
O ciclo orçamentário representa o processo contínuo e integrado de planejamento, execução, controle e avaliação das finanças públicas, assegurando a transparência e a responsabilidade na gestão fiscal. No âmbito estadual, esse processo é regido pela Constituição Federal, pela Lei nº 4.320/1964 e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000).
Tendo como base o texto motivador, elabore um parecer, no qual aborde os seguintes tópicos:
- explique detalhadamente as etapas do ciclo orçamentário, desde a elaboração da proposta até a aprovação da lei orçamentária, evidenciando o papel de cada Poder nessa fase. [valor: 19,00 pontos]
- descreva os estágios da execução orçamentária e financeira das…



