Em auditoria, realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no Ministério da Educação, a equipe de auditores verificou que, durante o prazo de validade de um concurso público, preenchidas as vagas constantes do edital, foi aberto novo certame, o que causou indignação aos candidatos aprovados além do número das vagas disponíveis no certame anterior, por entenderem ter havido violação ao seu direito subjetivo automático à nomeação.
Tendo como base o exposto, elabore um Relatório Técnico, com vistas a analisar a regularidade da situação apresentada. Você deve adotar, obrigatoriamente, a estrutura de Relatório [Valor: 1,00 pontos] descrita a seguir:
Título (centralizado):
Relatório Técnico n. 01/25 – TCU
Vocativo:
Senhor Diretor Geral de Controle Externo,
Análise de mérito
a) Discorra sobre o concurso público e o direito à nomeação dos candidatos aprovados dentro do limite de vagas. [valor: 6,00 pontos]
b) Com base no entendimento do STF, informe se o surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do concurso, gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados. [valor: 6,00 pontos]
c) Com base na situação hipotética, ao abrir um novo edital durante o prazo de validade do concurso, nasce automaticamente o direito de convocação dos aprovados que estavam foras das vagas? [valor: 6,00 pontos]
Fecho:
Respeitosamente,
Nome e Cargo:
Servidor(a) Aprovado(a)
Técnico Federal de Controle Externo
Obs.: no seu texto, desconsidere os subtítulos sublinhados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante a realização de vistoria a uma ponte do município X, a defesa civil municipal identificou a presença de fissuras visíveis e risco de colapso, motivo por que emitiu um relatório técnico recomendando a imediata manutenção da ponte. Apesar da recomendação formal, o município X não adotou as providências no prazo adequado. Meses depois, durante o usual período de chuvas da região, o qual não foi mais chuvoso que o normal, a ponte desabou, causando prejuízos materiais e pessoais para os moradores que utilizavam a via diariamente. Um dos cidadãos afetados pelo desabamento ajuizou ação de indenização contra o município, alegando omissão específica na manutenção da obra pública. A defesa do …
O órgão X, integrante da administração pública do DF, realizou licitação para a contratação de determinado serviço, pelo prazo de 2 anos. Na licitação, consagrou-se vencedor o consórcio ALFA, que, formado por duas empresas de pequeno porte (EPP), apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 25 milhões. Decorridas todas as fases da licitação, com a celebração do respectivo contrato administrativo, a empresa BETA, que não participara do certame, apresentou denúncia ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) embasada em supostas irregularidades que teriam ocorrido na referida licitação e no seu respectivo contrato, a seguir descritas.
→ O edital da licitação não autorizava a participação …
Em determinado estado da Federação, no qual ainda não foi editada lei que disponha sobre o regime jurídico dos servidores públicos, o governador pretende criar uma autarquia para a execução da política de regularização fundiária em áreas rurais e instituir empresa pública direcionada ao exercício de atividade econômica. Segundo a proposta do governador, os servidores do quadro permanente da autarquia serão submetidos ao regime celetista e os da empresa pública, ao regime estatutário.
A partir da situação hipotética apresentada, responda, em um texto dissertativo, aos seguintes questionamentos, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), a legislação pertinente e a jurisprudência do ST…



