De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho são resultado de contextos de trabalho em interação com o corpo e o aparato psíquico dos trabalhadores. Entre os contextos geradores de sofrimento, estão: (a) a falta de trabalho ou a ameaça de perda de emprego; (b) o trabalho desprovido de significação, sem suporte social, não reconhecido; (c) situações de fracassos, acidente de trabalho ou mudança na posição hierárquica; (d) ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, manifestação de insatisfações e sugestões dos trabalhadores em relação à organização; (e) fatores relacionados ao tempo, ao ritmo e ao turno de trabalho; (f) jornadas longas de trabalho, ritmos intensos ou monótonos, submissão do trabalhador ao ritmo das máquinas; (g) pressão por produtividade; (h) níveis altos de concentração somados ao nível de pressão exercido pela organização do trabalho; e (i) a vivência de acidentes de trabalho traumáticos.
Amanda de Vasconcelos e José Henrique de Faria. Saúde mental no trabalho: contradições e limites. In: Psicologia e Sociedade,
20(3), dez./2008 (com adaptações).
A capacidade que o trabalhador tem para executar suas funções está relacionada a seu estado de saúde e a suas capacidades físicas e mentais. A capacidade para o trabalho é um processo dinâmico que envolve recursos do indivíduo em relação ao seu trabalho e sofre a influência de diversos fatores, como aspectos sociodemográficos e estilo de vida, sendo a saúde considerada um dos principais determinantes da capacidade para o trabalho.
Laís de Oliveira Penido. Saúde mental no trabalho. Internet: <www12.senado.leg.br> (com adaptações).
De acordo com especialistas, embora a integração de programas de saúde preventiva ao ambiente de trabalho seja essencial, o Brasil ainda carece de um modelo integrado de atenção à saúde ocupacional que envolva prevenção, diagnóstico precoce, acompanhamento contínuo e reabilitação.
Internet: <www.valor.globo.com> (com adaptações).
Considerando que os textos apresentados sejam unicamente motivadores, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES NO BRASIL
Ao redigir seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 a relação entre o contexto contemporâneo, que engloba diferentes formas de trabalho, e a saúde mental dos trabalhadores; [valor: 12,00 pontos]
2 os cuidados que podem ser promovidos por colaboradores e gestores para a preservação da saúde mental no ambiente de trabalho. [valor: 7,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Se o idioma oficial do Brasil é o português, a língua predominante na justiça, ao longo dos tempos, tem sido o “juridiquês” — uma mistura de palavreado técnico com estilo rebuscado e doses abundantes de termos em latim, muito ao gosto dos profissionais do direito, mas de difícil compreensão para o público leigo.
No dia a dia dos processos, uma norma que se aplica a situações passadas tem efeito ex tunc; a repetição de uma situação jurídica é bis in idem; e, se for apenas para argumentar, pode-se dizer ad argumentandum tantum. E nem só de latim vive a complicação: denúncia virou exordial increpatória; inquérito policial, caderno indiciário; petição inicial, peça incoativa.
Ciente da importânc…
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…



