O Secretário de Administração Geral encaminhou consulta formal ao chefe da Diretoria de Licitações e Contratos acerca de diferentes situações ocorridas no âmbito da gestão contratual e das contratações públicas promovidas pelo órgão:
- Sigilo do orçamento estimado na licitação.
No curso de processo licitatório promovido pelo órgão, o setor responsável, de forma justificada, classificou o orçamento estimado da contratação como sigiloso. Contudo, além de restringir a divulgação do orçamento aos licitantes, também foi negado seu acesso ao respectivo Tribunal de Contas, sob o argumento de que o sigilo deveria ser mantido em todos os níveis. O Secretário solicita posicionamento quanto à licitude dessas duas condutas: (i) a adoção de orçamento sigiloso no processo licitatório e (ii) a negativa de acesso ao orçamento por parte do órgão de controle externo.
- Utilização da modalidade leilão para alienação de bens.
O Secretário pretende promover a alienação de determinados bens do patrimônio do órgão, como veículos, mobiliário e equipamentos eletrônicos, manifestando interesse em utilizar a modalidade de licitação leilão. Nesse contexto, questiona em que situações o leilão é juridicamente admitido, se há obrigatoriedade de contratar leiloeiro oficial para conduzir o certame e quais são as exigências legais aplicáveis à contratação e atuação desse profissional.
- Indicação de pessoa para contratação por empresa terceirizada.
O Secretário tem interesse em indicar uma pessoa específica para ser contratada por empresa de prestação de serviços terceirizados já contratada pelo órgão, a qual é responsável por atividades de apoio administrativo, como limpeza e serviços de copa. O objetivo é que a pessoa indicada atue como secretária executiva e siga ordens diretas do Secretário. Ele deseja saber se essa conduta é permitida à luz da legislação vigente sobre terceirização no serviço público federal.
- Reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
A empresa contratada para executar serviços terceirizados de limpeza e copa apresentou requerimento administrativo solicitando a revisão dos valores pactuados no contrato, sob a justificativa de que o aumento do salário mínimo e dos custos com transporte estaria comprometendo a sua capacidade de manter as obrigações assumidas. Diante disso, o Secretário indaga se é possível juridicamente proceder ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, e quais os requisitos legais para eventual repactuação dos preços, conforme a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Tendo como base a situação hipotética e a Lei nº 14.133/2021, elabore um texto em resposta às indagações do Secretário. Em seu texto, faça a análise da observância dos procedimentos relacionados à gestão contratual no que se refere ao(à):
- Sigilo do orçamento estimado na licitação;
- Utilização da modalidade leilão para alienação de bens;
- Indicação de pessoa para contratação por empresa terceirizada;
- Reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a situação hipotética em que a autarquia Água Limpa, visando otimizar suas operações e focar em sua atividade-fim, celebrou um contrato de prestação de serviços com a Limpeza Certa Ltda., em janeiro de 2018. O objeto do contrato era a prestação de serviços de limpeza e conservação nas instalações da sede administrativa da Água Limpa. O contrato previa a alocação de 10 funcionários da Limpeza Certa nas dependências da autarquia.
Carlos Pereira foi contratado pela Limpeza Certa Ltda., em 5 de fevereiro de 2018, e imediatamente alocado para prestar serviços exclusivamente na sede da contratante, onde permaneceu trabalhando de forma contínua e ininterrupta até janeiro de 2024. Suas ati…
Os Poderes Administrativos são prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins. Entre esses poderes, está o Poder Disciplinar, que confere à Administração Pública a capacidade de apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa. Explique as características do Poder Disciplinar e discuta a sua importância no contexto da Administração Pública.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais dá o devido tratamento que o cidadão merece e precisa, em relação ao objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural? Justifique sua resposta por meio de argumentação plausível.



