Um Analista de um Tribunal identificou que a rede era susceptível a interrupções temporárias, por isso, confeccionou um relatório para o seu superior indicando os possíveis problemas e soluções a serem adotadas:
Problema 1: Não existe redundância de primeiro salto para o acesso à internet, e quando o único roteador da rede falha, seu acesso torna-se indisponível. Por esse motivo, mais um roteador com acesso à internet por meio de um segundo provedor de serviço deve ser adicionado e o protocolo HSRP deve ser configurado em ambos os roteadores.
Problema 2: Os três switches de camada 2 (SW-1, SW-2 e SW-3) estavam conectados em cascata, sem redundância de camada 2. Quando um dos switches falhava, a comunicação entre as redes tornava-se indisponível. A solução é interligar os switches em anel, deixando um dos switches como root bridge da árvore STP.
Problema 3: Os quatro roteadores estão interligados em uma topologia mesh, mas todas as redes são alcançáveis apenas por meio de rotas estáticas, o que não permite a escalabilidade da rede. A recomendação é reconfigurar os roteadores com um protocolo de roteamento dinâmico do tipo estado de link.
Diante desse cenário:
a. Explique como funciona o protocolo HSRP para solucionar o Problema 1.
b. Defina uma prioridade que force o switch SW-1 a ser o root bridge, conforme Problema 2, sabendo que a prioridade padrão nos switches é 32768.
c. Escolha o protocolo de roteamento que atenda o Problema 3 e justifique.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Ministério da Saúde está reformulando a infraestrutura de comunicação do sistema e-SUS Notifica, que registra e acompanha casos de síndromes gripais e doenças de notificação compulsória, como COVID-19, dengue e tuberculose. Para isso, a equipe técnica precisa definir quais protocolos de transporte usar em diferentes funcionalidades do sistema.
O sistema possui dois módulos principais:
1) Módulo de Monitoramento em Tempo Real
As unidades de saúde enviam, a cada 10 segundos, atualizações com sintomas observados e informações preliminares de atendimentos suspeitos. Como o volume de dados é alto e a prioridade é a velocidade de atualização, pequenas perdas de pacotes são toleráveis, já que nov…
Lançado no final de outubro de 2022, o Serpro Cloud One™ é uma plataforma de nuvem para o governo que oferece serviços de computação sob demanda, escaláveis e em multirregiões (incluindo Brasília, ponto estratégico no contexto federal) nas modalidades de infraestrutura, plataforma e software como serviço.
A novidade, que utiliza docker, é uma importante notícia para a Administração Pública Brasileira por permitir a hospedagem, em nuvem privada, de sistemas estruturantes de Estado. Com esta nova solução, o Serpro torna-se essa grande nuvem privada governamental, o que reforça a posição estratégica da empresa em cloud na esfera estatal, promove a integração dos dados com serviços da administra…
Um importante órgão vinculado à Administração Pública Federal está expandindo suas operações e precisa otimizar sua infraestrutura de TI para garantir uma comunicação eficiente e segura entre seus departamentos e suas seções. Com esse objetivo, foi contratada uma empresa de consultoria que sugeriu a implementação de uma rede confiável e escalável, além da instalação de dispositivos wireless e administração com uso do serviço Active Diretory (AD).
Tendo por base as informações apresentadas no texto acima, discorra sobre a topologia mais adequada para o respectivo órgão; indique duas vantagens e duas preocupações da implantação de redes wireless; e explique como o serviço Active Directory pode…



