Certo analista de desenvolvimento recebeu a tarefa de modelar uma base de dados para que os clientes de determinado banco possam gerar um extrato de sua conta, do qual constem os lançamentos de PIX, de débito e de crédito, individualmente. Esse analista de desenvolvimento deve considerar, ainda, que cada conta pode ter mais de um titular, como, por exemplo, o cliente e seu cônjuge.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija, na condição de analista de desenvolvimento, um texto dissertativo a respeito de tabelas em bancos de dados relacionais. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Descreva as tabelas do modelo físico que representam as entidades CLIENTE, CONTA e EXTRATO, bem como seus eventuais relacionamentos. Detalhe e justifique, se for o caso, as cardinalidades entre as tabelas. Se necessário, novas tabelas podem ser acrescentadas ao modelo físico, além das que representam as entidades acima citadas, desde que justificada a sua criação. [valor: 20,00 pontos]
2 Cite os campos que devem existir, minimamente, em cada uma das tabelas do modelo físico descrito, justificando a sua existência. [valor: 15,00 pontos]
3 Cite as chaves primárias e, caso existam, as chaves estrangeiras de cada uma das tabelas do modelo físico descrito, justificando a sua composição. [valor: 11,00 pontos]
4 Mencione a forma normal na qual as tabelas do modelo físico descrito devem estar, bem como os requisitos para se chegar a essa forma normal, contemplando os requisitos das formas normais anteriores. [valor: 11,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a rede neural abaixo com entradas x1 e x2 e saídas y1 e y2, em que cada um dos dois neurônios têm limiar de ativação igual a ϕ = 1.

Considerando as informações apresentadas, discorra sobre:
1) o conceito e a estrutura de uma rede neural (3,5 pontos);
2) as saídas, considerando w11 = 1,66; w12 = 0,83; w21 = −7,00 e w22 = 10,00, para os testes 1 (x1 = 0,0 e x2 = 0,5); 2 (x1 = 0,3 e x2 = 0,1); 3 (x1 = 0,7 e x2 = 0,3) e 4 (x1 = 0, 6 e x2 = 0,9) (6,0 pontos)
O intercâmbio de dados entre aplicações é o processo de transmitir e receber informações entre sistemas distintos, permitindo que eles operem em conjunto e compartilhem dados de forma integrada. Esse processo é essencial em cenários onde diferentes aplicações precisam colaborar para fornecer uma experiência coesa ou uma visão unificada dos dados.
Dois dos principais formatos de dados utilizados atualmente são JSON (JavaScript Object Notation), formato leve e fácil de ler, amplamente usado em APIs RESTful; e o XML (Extensible Markup Language), mais verboso que o JSON, mas permite esquemas complexos, sendo comum em Web Services SOAP.
A seguir, é apresentado um fragmento de código em XML:
<p…
Fraude financeira detectada por anomalias em dados heterogêneos
Uma instituição financeira começou a registrar reclamações de clientes sobre transações não reconhecidas realizadas em seu aplicativo mobile. Embora os logs estruturados de autenticação indicassem atividade aparentemente legítima — incluindo uso de dispositivos conhecidos, locais compatíveis e credenciais corretas —, análises posteriores revelaram que dados não estruturados, como mensagens de atendimento, transcrições de ligações e registros semiestruturados em formato JSON, já apresentavam sinais precoces de irregularidades.
Ao integrar e cruzar diferentes fontes de dados, os analistas identificaram padrões de comportamento atí…



