É inegável a importância da pesquisa tanto para o âmbito acadêmico — considerado lugar privilegiado para a sua realização — como para a sociedade de maneira geral, pois ela contribui para o avanço do conhecimento e o desvendamento da realidade social. A pesquisa é uma ação, e não pode se circunscrever a espaços ou quadrantes em que um grupo de pessoas se volta para determinadas temáticas que são, essencialmente, de interesse pessoal, enquanto problemas, fenômenos e complexos sociais nos rodeiam cotidianamente e se avolumam. Comumente escutamos falar sobre pesquisa, seja pesquisa de preço, pesquisa de opinião, pesquisa para delinear perfil de determinados segmentos e consumidores etc. No entanto, quando paramos para refletir sobre pesquisa, em uma perspectiva de totalidade crítica, estamos nos referindo à pesquisa acadêmica. Isso não quer dizer que outros espaços e instituições não realizem pesquisas nesse viés. Não queremos dizer que as demais pesquisas não sejam importantes, ao contrário: cada uma tem sua relevância. De todo modo, é preciso fazer um recorte para a importância da pesquisa científica na formação profissional de assistentes sociais.
L. Araújo, G.B. de Góis, G.A. de Freitas, MG de OS Sousa. Serviço social e pesquisa científica: uma relação vital para a formação profissional. Rev katálysis [Internet]. 2020 Jan;23(1):81-9. Internet: <https://doi.org/10.1590> (com adaptações).
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da importância da pesquisa científica na atuação profissional do assistente social. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 conceito de pesquisa e sua relevância para o exercício profissional do assistente social; [valor: 14,00 pontos]
2 definição de método quantitativo e método qualitativo, além de dois exemplos de técnicas qualitativas que podem ser aplicadas no âmbito do serviço social. [valor: 14,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Conforme relatório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) sobre pessoas em situação de rua no Brasil, um em cada mil brasileiros não tem moradia. O diagnóstico aponta que, do total de mais de 236 mil pessoas vivendo nas ruas das cidades brasileiras, 62% estão na região Sudeste, e o Distrito Federal é a unidade federativa com maior percentual: 3 a cada mil pessoas estão vivendo nas ruas.
Em 2022, havia 246 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) em funcionamento no país, distribuídos por 218 municípios (menos de 7% do total de municípios com pessoas em situação de rua no país).
Internet: <gov.br> (com adaptações).
Tendo como…
Considerando as dimensões do serviço social e seu instrumental técnico-operacional, redija um texto dissertativo acerca da visita domiciliar no âmbito de atuação do assistente social. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 definição de visita domiciliar; [valor: 10,00 pontos]
2 aspectos relevantes para a realização da visita domiciliar, à luz do projeto ético-político do serviço social; [valor: 12,00 pontos]
3 condutas que devem ser evitadas pelo assistente social durante a visita domiciliar. [valor: 6,50 pontos]
Lana, assistente social que trabalha na Vara da Infância e da Juventude, foi demandada para emitir um laudo e um parecer social sobre a situação Luigi e Rafael, um casal homoafetivo estrangeiro, ambos com 35 anos de idade, residentes na Itália, com trabalho e residência fixa, e que já estavam cadastrados no Cadastro Nacional de Adoção. Eles desejam adotar um casal de irmãos, de 4 e 6 anos de idade, que se encontram em abrigo institucional e que também constam do Cadastro Nacional de Adoção.
Considerando que o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) — cujos maiores beneficiários são as crianças e os adolescentes em acolhimento familiar e institucional, os quais aguardam o retorno à fa…



