Na química, a velocidade de uma reação e as condições de equilíbrio são fundamentais para compreender como e em que extensão os produtos são formados. A cinética estuda a rapidez das reações e os fatores que a influenciam, enquanto o equilíbrio químico refere-se à situação em que as velocidades das reações direta e inversa se igualam. Já o conceito de pH é essencial para entender a acidez e basicidade das soluções, influenciando tanto a posição de equilíbrio em reações quanto a velocidade de algumas delas.
Com base no contexto acima, responda às questões a seguir:
1. Explique o conceito de velocidade de reação e mencione dois fatores que influenciam essa velocidade.
2. Descreva o que caracteriza um equilíbrio químico e explique o que ocorre com o equilíbrio de uma reação se o pH do meio for alterado, considerando uma reação ácido-base.
3. Dê um exemplo de como a alteração de pH pode influenciar uma propriedade importante de um sistema químico, como a concentração de íons em uma solução, explicando o fenômeno observado.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A descrição do comportamento de soluções não ideais pode ser feita por modelos de energia livre de Gibbs em excesso (G^E). Um dos modelos mais empregados nesse contexto é o modelo de Margules, onde a energia livre de Gibbs em excesso em uma mistura binária é dada pela seguinte expressão:

Na expressão anterior, R é a constante universal dos gases, T é a temperatura absoluta, xi refere-se à fração molar do componente i e os parâmetros A12 e A21 são característicos do modelo de Margules. Tendo em vista que o logaritmo do coeficiente de atividade, ln (yi), é propriedade parcial molar de G^E/RT, obtenha a expressão para o coeficiente de atividade do componente 1 de uma mistura binária, segundo o…
Após a análise preliminar de uma cena de crime, há suspeita de envenenamento. Amostras da bebida alcoólica foram enviadas para o
laboratório em que você trabalha, para se ter uma analise definitiva.
Neste laboratório, há equipamentos de ponta como cromatógrafos (líquido de alta eficiência e de fase gasosa) associados a detectores variados desde DAD (Arranjo de diodos), IR (índice de Refração) a MS (Espectrômetro de massas); além de espectrômetros de absorção e emissão atômica, e espectrofotômetro por infravermelho.
a) Indique quais equipamentos seriam os mais indicados para identificar o suposto veneno na bebida alcoólica.
b) Explique como funciona o equipamento (ou a combinação de equipamen…
- Corrente 1: T= 40ºF , P= 30 psia, H1 = 400 btu/lbm e taxa mássica m1 = 500 lbm/s
- Corrente 2 (que sai do compressor): T= 420 ºF , P= 400 psia e H2 = 600 btu/lbm
- Corrente 3: T= ‐140 ºF e H3 = 260 btu/lbm



