Na química, a velocidade de uma reação e as condições de equilíbrio são fundamentais para compreender como e em que extensão os produtos são formados. A cinética estuda a rapidez das reações e os fatores que a influenciam, enquanto o equilíbrio químico refere-se à situação em que as velocidades das reações direta e inversa se igualam. Já o conceito de pH é essencial para entender a acidez e basicidade das soluções, influenciando tanto a posição de equilíbrio em reações quanto a velocidade de algumas delas.
Com base no contexto acima, responda às questões a seguir:
1. Explique o conceito de velocidade de reação e mencione dois fatores que influenciam essa velocidade.
2. Descreva o que caracteriza um equilíbrio químico e explique o que ocorre com o equilíbrio de uma reação se o pH do meio for alterado, considerando uma reação ácido-base.
3. Dê um exemplo de como a alteração de pH pode influenciar uma propriedade importante de um sistema químico, como a concentração de íons em uma solução, explicando o fenômeno observado.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“Hidrogênio Verde é aquele produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás etc. Ou seja, ele é carbono zero: obtido sem emissão de CO2.”.
(Fonte: https://www.h2verdebrasil.com.br/o-que-e-hidrogenio-verde/).
“A decomposição fotoeletroquímica da água representa um método amigável e sustentável para obter combustível de hidrogênio. Materiais semicondutores como componentes centrais em células eletrolíticas têm se mostrado muito eficientes de conversão de energia solar em hidrogênio. Entre os semicondutores, os óxidos metálicos têm recebido muita atenção devido à sua excelente (foto)-est…
Desenvolva uma expressão para a máxima vazão admitida para evitar cavitação de uma bomba cuja linha de sucção tem diâmetro “D” e comprimento “L”. A entrada da linha de sucção localiza-se numa profundidade “h” do lago que a alimenta com água de massa específica “p”, a perda de carga na linha de sucção é “hL”, a pressão atmosférica local é “Po” e a pressão de vapor da água na temperatura do sistema é dada por “Pv”.




