Atualmente sabe-se que a Inclusão é uma realidade dentro do contexto escolar, desafiando os paradigmas estabelecidos. Entretanto, a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem sido objeto de ampla discussão entre pesquisadores e especialistas a partir da década de 1990, quando políticas de ações afirmativas garantem o acesso à educação, saúde e trabalho, resultando em uma reorganização significativa na sociedade.
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 964.
Sobre a inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental, responda:
a) Indique as principais especificidades comportamentais das pessoas com essa necessidade especial.
b) Identifique em qual tipo de necessidade educacional especial o TEA se enquadra.
c) Considerando a presença de alunos com TEA de nível 1 em uma turma do segundo ano do ensino fundamental, formule uma atividade para o Dia Nacional da Consciência Negra e especifique seus objetivos.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma das queixas mais recorrentes dos professores é a indisciplina dos estudantes, tanto quanto ao procedimento no ambiente do ensino quanto à própria organização de suas atividades. O que podem fazer o governo, as famílias e a escola para a redução desse problema?
Redija um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, sobre o tema, dando especial atenção aos argumentos apresentados em defesa das ideias expostas.
Um artigo sobre os problemas da educação moderna apontou quatro grandes problemas:
1. Não permitir que o aluno vivencie para aprender.
2. Insistência na especialização e não no equilíbrio dos saberes.
3. Recusa em abrir caminho para as novas tecnologias.
4. Professor como o centro do aprendizado.
Faça um texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, expressando sua opinião sobre qual desses problemas é o mais grave e o modo de solucioná-lo. Dê especial atenção aos argumentos apresentados na defesa de seus pontos de vista.
Os problemas escolares atuais, elencados pelos estudos especializados, são muito numerosos: falta de comunicação eficiente com os pais, problemas de relacionamento causados pelo uso indiscriminado do WhatsApp, falta de informações necessárias sobre a vida escolar dos alunos e a falta de engajamento dos pais, além da impossibilidade de conter a violência social que é trazida para o relacionamento dentro da sala de aula.



