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Q423355 | Matemática
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Professor
30 linhas

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Dado um conjunto finito e não vazio A, denomina-se uma partição do conjunto A a qualquer coleção de subconjuntos disjuntos de A que, unidos, cobrem todo o conjunto A.

Em outras palavras, um conjunto P de subconjuntos de A dado por P = {S1, S2, S3, ⋯ , Sk} é uma partição de A se cumpre, simultaneamente, as seguintes condições:

Si ≠ ∅ para todo i ∈ {1, 2, 3, ⋯ , k};

Si ∩ Sj = ∅ para todo i ≠ j, sendo i,j ∈ {1, 2, 3, ⋯ , k};

S1 ∪ S2 ∪ S3 ∪ ⋯ ∪ Sk = A.

Por exemplo, dado o conjunto A = {1, 2, 3}, se k = 2, teremos então uma partição de A formada por exatamente 2 subconjuntos disjuntos de A não vazios. Ao todo, isso pode ser feito de 3 formas distintas, que são apresentadas a seguir:

{{1},{2, 3}} ou {{2},{1, 3}} ou {{3},{2, 1}}.
a) Considere o conjunto B = {1, 2, 3, 4}. Escreva todas as possíveis partições de B compostas por exatamente 2 subconjuntos (k = 2).
b) Considere o conjunto C = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10}. Calcule a quantidade total de diferentes partições de C compostas por exatamente 2 subconjuntos (k = 2).


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MatériaMatemática
BancaFGV

A quantidade de calorias de um ovo cru dobra quando ele é frito ou preparado como omelete. Sabe-se que uma omelete simples, feita com um ovo, duas fatias de presunto e uma fatia de queijo possui 260 calorias; uma omelete grande, feita com dois ovos, três fatias de presunto e três fatias de queijo possui 555 calorias e que uma omelete super, feita com três ovos, seis fatias de presunto e cinco fatias de queijo possui 900 calorias.

Determine a quantidade de calorias que um ovo cru possui.

Analise as resoluções de crianças de uma turma de 2º ano do ensino fundamental para a seguinte situação-problema, criada a partir de um passeio realizado com as crianças:
“A turma do 2º ano tem 25 estudantes. Eles marcaram um passeio ao Jardim Botânico no dia 20, mas apenas 19 alunos puderam ir. Quantos alunos não foram ao passeio?”.

 

 

A partir dessas resoluções, responda aos itens a seguir.
a) Identifique a estratégia utilizada por cada criança para a resolução do problema.
b) Aponte um elemento que favorece a construção do pensamento lógico-matemático que pode ser desenvolvido com essa atividade.
c) Cite duas habilidades matemáticas utilizadas nessas resoluções.
No quadrilátero ABCD os ângulos de vértices B e C medem 60º.
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