A queda do Muro de Berlim em 1989 levou ao colapso de todas as barreiras. A começar pelas que atravessavam a geografia. O “fim da história”, proclamado pelo ensaísta Francis Fukuyama, anunciava assim o fim da fronteira: um instrumento de delimitação que se tornaria obsoleto porque o mesmo sistema ideológico, político e econômico tinha a vocação de se expandir à escala global.
ARCHANDISES ET DES HOMMES. LE MONDE diplomatique. MANIÈRE DE VOIR. Illusions, confrontations instrumentalisations IMMIGRATION. Un monde barricadê. N° 194. AVRIL – MAI 2024. P.35
Sobre o tema, responda os itens a seguir.
a) Trinta e cinco anos mais tarde, os fluxos que atravessam as fronteiras dos estados europeus recebem tratamentos diferenciados. Explique de que maneira essa diferenciação ocorre.
b) Apresente dois exemplos de situações que impactaram a gestão das fronteiras no continente europeu neste século.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O pensamento espacial auxilia no desenvolvimento do raciocínio geográfico quando relacionado às categorias e princípios geográficos e à situação geográfica. Neste sentido, os campos de conhecimento do pensamento espacial, associados ao estatuto epistemológico da Geografia, podem ser articulados em práticas pedagógicas para desenvolver o raciocínio geográfico.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em
Geografia, v. 10, n. 19, 2020)
Considerando a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, elabore uma…
Explique como pode ser produzido um mapa básico a partir das técnicas de fotogrametria adotadas sobre fotografias aéreas analógicas.



