sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q423315 | Geografia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Professor
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A queda do Muro de Berlim em 1989 levou ao colapso de todas as barreiras. A começar pelas que atravessavam a geografia. O “fim da história”, proclamado pelo ensaísta Francis Fukuyama, anunciava assim o fim da fronteira: um instrumento de delimitação que se tornaria obsoleto porque o mesmo sistema ideológico, político e econômico tinha a vocação de se expandir à escala global.

ARCHANDISES ET DES HOMMES. LE MONDE diplomatique. MANIÈRE DE VOIR. Illusions, confrontations instrumentalisations IMMIGRATION. Un monde barricadê. N° 194. AVRIL – MAI 2024. P.35

Sobre o tema, responda os itens a seguir.
a) Trinta e cinco anos mais tarde, os fluxos que atravessam as fronteiras dos estados europeus recebem tratamentos diferenciados. Explique de que maneira essa diferenciação ocorre.
b) Apresente dois exemplos de situações que impactaram a gestão das fronteiras no continente europeu neste século.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaGeografia
BancaFGV

O pensamento espacial auxilia no desenvolvimento do raciocínio geográfico quando relacionado às categorias e princípios geográficos e à situação geográfica. Neste sentido, os campos de conhecimento do pensamento espacial, associados ao estatuto epistemológico da Geografia, podem ser articulados em práticas pedagógicas para desenvolver o raciocínio geográfico.

(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em
Geografia, v. 10, n. 19, 2020)

Considerando a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, elabore uma…

Leia os fragmentos a seguir.
“O ensino visa à aprendizagem ativa dos alunos, atribuindo-se grande importância a saberes, experiências, significados que os alunos já trazem para a sala de aula, incluindo, obviamente, os conceitos cotidianos. O processo de ensino busca o desenvolvimento, por parte dos alunos, de determinadas capacidades cognitivas e operativas, por meio da formação de conceitos sobre a matéria estudada. Para tanto, requer-se o domínio de conceitos específicos dessa matéria e de sua linguagem própria.”
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas: Papirus, 18ª ed., 2013.
“Comecemos, portanto, identificando três domínios ou três formas que…

Explique como pode ser produzido um mapa básico a partir das técnicas de fotogrametria adotadas sobre fotografias aéreas analógicas.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários