Uma esfera maciça de 2 L está suspensa por um fio ideal de volume desprezível a um dinamômetro D1. A esfera está totalmente submersa na água contida num recipiente. O recipiente (com água) encontra-se sobre outro dinamômetro D2, como mostra a figura. Estando todo o sistema em equilíbrio, o dinamômetro D1 indica 140 N e o dinamômetro D2 indica 220 N.

Ergue-se o conjunto constituído pela esfera e o dinamômetro D1, até que a esfera fique totalmente fora d’água e aguarda-se que se reestabeleça o equilíbrio. A densidade da água é 1,0 kg/L. Considere g = 10 m/s2 .
a) Calcule a nova indicação no dinamômetro D1.
b) Calcule a nova indicação no dinamômetro D2.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um calorímetro de capacidade térmica desprezível contém 210g de gelo a 0º C. Nele são injetados 25 g de vapor d’água a 100º C. Considere o calor latente de fusão do gelo 80cal/g, o calor latente de condensação do vapor d’água 540 cal/g e o calor específico da água (líquida) 1cal/g.ºC.
Calcule a temperatura de equilíbrio térmico que ocorrerá no interior do calorímetro, informando as massas do gelo, da água (líquida) e do vapor d´água porventura nele ainda existentes.
O sistema mostrado na figura é abandonado com os blocos ocupando as posições indicadas e permanece em repouso.

A massa do bloco que está apoiado na rampa é m = 15 kg, a do bloco que está suspenso pelo fio é M = 14 kg, o fio e a roldana são ideais e o trecho do fio que liga o bloco apoiado à roldana é paralelo a rampa, cujas dimensões estão indicadas. Considere g = 10 m/s2.
Calcule o módulo da força que a rampa está exercendo sobre o bloco nela apoiado.



