sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q423298 | Filosofia e Teologia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Professor
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia o texto motivador a seguir.

No Brasil, a diversidade religiosa é bastante expressiva, registrando-se a presença de múltiplas crenças religiosas e de uma grande diversidade de estabelecimentos religiosos, os quais incluem não apenas igrejas, mas também templos, sinagogas, centros e terreiros, abrangendo todas as religiões. De acordo com os dados do censo do IBGE de 2022, existem 286 estabelecimentos religiosos para cada 100 mil habitantes no Brasil. Apesar da diversidade religiosa que caracteriza a sociedade brasileira, constatam-se episódios de discriminação e violência motivados por intolerância religiosa, abrangendo desde atos de violência corpórea até práticas de exclusão e preconceito. Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e do “Disque 100” (com aplicação do filtro “Espécie de Violação”, na categoria “Religião ou Crença”) registraram 1.698 violações da liberdade de religião ou crença no 1º Semestre de 2024 apenas. 

Dados extraídos de MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA. Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos – 1º Semestre 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/painel-dedados/primeiro-semestre-de-2024.

Com base no Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e nas diretrizes da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) referentes ao Ensino Religioso, elabore uma dissertação sobre “A contribuição do Ensino Religioso para garantia da liberdade religiosa e combate à discriminação religiosa”.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos a seguir:
a) Identifique e caracterize as três unidades temáticas do Ensino Religioso previstas pela BNCC no Ensino Básico.
b) Escolha uma delas e explique como o conhecimento por ela proposto deve ser abordado considerando um enfoque antropológico.
c) Proponha uma atividade que sensibilize os alunos do Ensino Médio quanto à história e importância da liberdade religiosa no Rio Grande do Norte e contribua para o fortalecimento de sua identidade cultural e religiosa indicando:

– o título da atividade;

– os objetivos pedagógicos;

– as competências e habilidades mobilizadas;

– o material motivador sugerido.


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaFilosofia e Teologia
BancaFGV

E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas ideias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar: ‘O que é um valor?’, ‘O que é um valor moral?’, ‘O que é um valor artístico?’, ‘O que é a moral?’, ‘O que é a vontade?’, ‘O que é a liberdade?’.

Alguém que tomasse essa decisão estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência. Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários