Leia o texto motivador a seguir.
No Brasil, a diversidade religiosa é bastante expressiva, registrando-se a presença de múltiplas crenças religiosas e de uma grande diversidade de estabelecimentos religiosos, os quais incluem não apenas igrejas, mas também templos, sinagogas, centros e terreiros, abrangendo todas as religiões. De acordo com os dados do censo do IBGE de 2022, existem 286 estabelecimentos religiosos para cada 100 mil habitantes no Brasil. Apesar da diversidade religiosa que caracteriza a sociedade brasileira, constatam-se episódios de discriminação e violência motivados por intolerância religiosa, abrangendo desde atos de violência corpórea até práticas de exclusão e preconceito. Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e do “Disque 100” (com aplicação do filtro “Espécie de Violação”, na categoria “Religião ou Crença”) registraram 1.698 violações da liberdade de religião ou crença no 1º Semestre de 2024 apenas.
Dados extraídos de MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA. Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos – 1º Semestre 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh/painel-dedados/primeiro-semestre-de-2024.
Com base no Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar e nas diretrizes da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) referentes ao Ensino Religioso, elabore uma dissertação sobre “A contribuição do Ensino Religioso para garantia da liberdade religiosa e combate à discriminação religiosa”.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os aspectos a seguir:
a) Identifique e caracterize as três unidades temáticas do Ensino Religioso previstas pela BNCC no Ensino Básico.
b) Escolha uma delas e explique como o conhecimento por ela proposto deve ser abordado considerando um enfoque antropológico.
c) Proponha uma atividade que sensibilize os alunos do Ensino Médio quanto à história e importância da liberdade religiosa no Rio Grande do Norte e contribua para o fortalecimento de sua identidade cultural e religiosa indicando:
– o título da atividade;
– os objetivos pedagógicos;
– as competências e habilidades mobilizadas;
– o material motivador sugerido.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas ideias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar: ‘O que é um valor?’, ‘O que é um valor moral?’, ‘O que é um valor artístico?’, ‘O que é a moral?’, ‘O que é a vontade?’, ‘O que é a liberdade?’.
Alguém que tomasse essa decisão estaria tomando distância da vida cotidiana e de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente, nossa existência. Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse …



