A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) precisa otimizar a distribuição de recursos para o transporte dos procuradores em visitas para as cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte. O objetivo é minimizar os custos de transporte, respeitando a demanda jurídica em cada cidade. As cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte demandam 10 (dez), 6 (seis) e 8 (oito) visitas semanais, respectivamente, a partir da sede da PGE-CE. Existem três tipos de transportes disponíveis para cada uma das cidades: Carro oficial, com os custos de 80, 250 e 400 reais por viagem, para as cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte, respectivamente; Ônibus intermunicipal, com os custos de 70, 120 e 150 reais por viagem, para as cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte, respectivamente; e Voo fretado, com os custos de 300, 500 e 800 reais por viagem para as cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte, respectivamente. Proponha e explique um modelo de programação linear, com as definições (i) das variáveis de decisão; (ii) função objetivo e (iii) restrições, que minimizem o custo total das viagens realizadas ao longo de uma semana. Além disso, (iv) indique algoritmos que podem ser utilizados para resolver o problema, linguagens de modelagem e softwares resolvedores disponíveis no mercado para a modelagem e resolução do caso relatado.
Tome como base as seguintes restrições operacionais:
• Atendimento da demanda: Cada cidade deve ter exatamente o número de viagens necessário para atender às demandas semanais.
• Uso mínimo de transporte terrestre: Pelo menos 50% das viagens para cada cidade devem ser realizadas por carro oficial ou ônibus intermunicipal, para reduzir custos com transporte aéreo.
• Viagens de carro oficial para Sobral: Pelo menos 3 viagens semanais devem ser realizadas de carro oficial para essa cidade, devido à necessidade de transporte de materiais.
• Número mínimo de viagens de avião: Para atender demandas urgentes, é necessário que um número mínimo de viagens de avião seja realizado:
▪ Sobral: pelo menos 2 viagens por semana;
▪ Russas: pelo menos 1 viagem por semana;
▪ Juazeiro do Norte: pelo menos 2 viagens por semana.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma empresa monta geladeiras com componentes oriundos de diversos fornecedores. Neste contexto, um tipo de componente é a ventoinha, que é adquirida de um fornecedor chinês. Este fornecedor propôs o seguinte esquema de descontos por quantidade: se a compra for feita em quantidade igual ou inferior à 1500 unidades, o preço unitário de cada ventoinha será de R$9,90; para quantidades acima deste limite, o preço cai para R$8,00. O custo de lançamento de pedido é de RS200,00, a demanda semanal é estimada em 200 unidades e a taxa que representa a remuneração do capital e custos de armazenagem é de 50% ao ano. Um ano é composto por 50 semanas. Considerando esta situação hipotética, apresente: (i) …
A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) precisa otimizar a distribuição de recursos para o transporte dos procuradores em visitas para as cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte. O objetivo é minimizar os custos de transporte, respeitando a demanda jurídica em cada cidade. As cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte demandam 10 (dez), 6 (seis) e 8 (oito) visitas semanais, respectivamente, a partir da sede da PGE-CE. Existem três tipos de transportes disponíveis para cada uma das cidades: Carro oficial, com os custos de 80, 250 e 400 reais por viagem, para as cidades de Sobral, Russas e Juazeiro do Norte, respectivamente; Ônibus intermunicipal, com os custos de 70, 120 e 1…



