A Seção II da Circular SUSEP 517/2015, alterada pela Circular SUSEP 616/2020 – que para essa seção não trouxe modificações –, traz os procedimentos mínimos a serem observados no Relatório Circunstanciado sobre a adequação dos controles internos aos riscos suportados pelas supervisionadas, quando de sua auditoria.
a) De acordo com o Art. 238 da referida norma: a avaliação do ambiente de controle deverá incluir fatores como integridade e valores éticos, competência e experiência dos administradores, planejamento estratégico, aspectos de governança e estrutura organizacional, estilo e filosofia de administração, atribuição de responsabilidades, práticas e políticas de recursos humanos. Explique por que aspectos de governança e estrutura organizacional são importantes para a avaliação do ambiente de controle de seguradoras.
b) As atividades de controle requerem o estabelecimento de políticas e procedimentos que assegurem que as ações necessárias para que o gerenciamento de riscos ocorra de forma adequada. Sendo a supervisionada uma seguradora, entre as várias atividades de controle elencadas pela SUSEP, cite 4 relacionadas para os processos de subscrição e emissão de apólices e 4 para o processo de regulação de sinistros, que deverão constar do Relatório Circunstanciado do auditor independente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As securitizadoras desempenham um papel fundamental no mercado financeiro ao viabilizar a captação de recursos por meio da emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e outros ativos estruturados. Para garantir a transparência e a fidedignidade das informações financeiras, a auditoria do patrimônio separado dessas entidades é regulamentada pelo Comunicado Técnico de Auditoria (CTA) 28, publicado em 17 de dezembro de 2019.
Esse normativo estabelece diretrizes sobre a responsabilidade dos auditores independentes na emissão do relatório de auditoria sobre o patrimônio separado, que deve evidenciar se os ativos e passivos segregados f…
Analisando a contratação de serviços de auditoria independente para fins de demonstrações contábeis, a Entidade Fechada de Previdência Complementar Cia. Midgard observou que poderá solicitar aos auditores que produzam alguns relatórios previstos na Resolução CNPC no 44, de 06/08/2021, que dispõe sobre a prestação de serviços de auditoria independente para as entidades fechadas de previdência complementar.
Com base nessa Resolução, responda ao que se pede a seguir.
a) Descreva os relatórios que serão recebidos pela Cia Midgard da empresa de auditoria contratada.
b) Discorra sucintamente acerca dos documentos da auditoria contábil independente que as entidades devem solicitar que o auditor ind…
Um auditor, após analisar as demonstrações contábeis da entidade X, foi incumbido de elaborar um relatório final acerca do trabalho realizado.
Tendo em vista que dentre as responsabilidades do auditor incluem a emissão de relatórios sobre demonstrações contábeis por eles auditadas, responda aos seguintes questionamentos.
- Que situações motivam a emissão de relatório com modificação de opinião?
- Em que situações é apropriada a emissão de opinião com ressalva ou a emissão de opinião adversa?
- Em que situações é apropriada a abstenção de opinião?



