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Q423135 | Comunicação Social
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025
Órgao: FUNPRESP - Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal
Cargo: Analista de Previdência Complementar

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A ouvidoria de determinado órgão público recebeu reclamação de um cidadão insatisfeito com o atendimento realizado pelo órgão em relação à prestação de informações sobre determinado procedimento administrativo. De acordo com o relato do cidadão, o servidor responsável pelo atendimento foi impaciente e não esclareceu de forma clara e adequada suas dúvidas, deixando-o sem as informações necessárias para a continuidade do processo, o que lhe gerou sentimento de frustração, visto que não conseguiu avançar no procedimento administrativo.

Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca da atuação da ouvidoria na resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cidadão. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 etapas a serem seguidas pela ouvidoria para a investigação do ocorrido e o atendimento à demanda do cidadão; [valor: 10,50 pontos]

2 três possíveis ações corretivas a serem propostas para a melhoria do atendimento; [valor: 9,00 pontos]

3 retorno das ações de ouvidoria ao cidadão e medidas preventivas. [valor: 9,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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