No caso da Sociologia, está em causa observar que os fenômenos sociais que rodeiam a todos e dos quais se participa não são de imediato conhecidos, pois aparecem como ordinários, triviais, corriqueiros, normais, sem necessidade de explicação, aos quais se está acostumado, e que na verdade nem são vistos.
Fonte: BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio-Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 106-107.
Com base no trecho, elabore uma dissertação sobre “As possibilidades de utilização dos conceitos sociológicos de estranhamento e desnaturalização como ferramentas analíticas para o estudo de fenômenos sociais”, considerando, necessariamente, os aspectos a seguir:
a) Defina o conceito de estranhamento e o conceito da desnaturalização.
b) Identifique a diferença entre abordagem sociológica e o senso comum sobre o princípio do estranhamento.
c) Proponha uma atividade didática que explore o conceito de estranhamento, indicando:
– O título da atividade;
– Dois objetivos pedagógicos;
– As competências e habilidades mobilizadas;
– O material didático utilizado.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O “digital” da expressão “sociologia digital” representa um novo campo de estudos, delimitado e separado, de outros campos clássicos da sociologia? Ou as tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas constituem um conjunto de fenômenos de proporções e consequências tão amplas que todos os tradicionais campos da sociologia serão afetados e transformados por eles?
Os pesquisadores que estudam os fenômenos digitais se esforçam para adjetivar esta característica. Alguns dizem que o digital é “pervasivo”, no sentido de infiltrado e propagado. Outros descrevem uma “mutação transversal da revolução informática”, enquanto um terceiro grupo recorre ao conceito de “fato social total”, de Marcel M…
Texto I
Por trás dos números aparentemente positivos, cresce a quantidade de pessoas vivendo nas ruas e pedindo ajuda nos grandes centros urbanos. Esse aumento contrasta com o cenário econômico e social descrito pelos indicadores oficiais. Desde 2021, o desemprego caiu para mínimas históricas, a renda média do trabalhador aumentou e as transferências de renda se mantêm em níveis elevados.
SACHSIDA, Adolfo, Ex-Secretário de Política Econômica, Gazeta do Povo, 2025.
Texto II
A imprensa brasileira tem noticiado que grande parte dos jovens não deseja trabalhar na base da CLT. Não querem chefes, horários rígidos, bater cartão de ponto, obedecer a metas ambiciosas e pagar a Previdência Social (INS…



