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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q423123 | Auditoria Privada
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Órgao: CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Cargo: Auditor

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A Beta S.A., empresa de capital aberto do setor de tecnologia, elabora anualmente suas demonstrações contábeis completas e, posteriormente, divulga suas demonstrações contábeis condensadas em seu relatório anual para acionistas e investidores. O objetivo dessas demonstrações condensadas é apresentar um resumo das informações financeiras mais relevantes da empresa de forma simplificada, mantendo a consistência com as demonstrações completas auditadas.

O auditor independente, responsável pela auditoria das demonstrações contábeis completas da Beta S.A. nos últimos três anos, foi contratado para emitir um relatório sobre as demonstrações contábeis condensadas. Durante a análise, ele identificou que:

• Foram incluídas informações adicionais relevantes (projeções financeiras) não auditadas sem clara diferenciação das informações auditadas.

• No relatório auditado, a Beta S.A. divulgou um passivo contingente de R$ 500 mil relacionado a um litígio fiscal em andamento, mas essa informação não foi mencionada nas demonstrações condensadas, possivelmente induzindo os usuários a interpretações incorretas.

Com base na NBC TA 810 – TRABALHOS PARA A EMISSÃO DE RELATÓRIO SOBRE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONDENSADAS, responda, em no máximo 30 (trinta) linhas, às questões a seguir:

a) Quais são os principais requisitos que o auditor deve avaliar antes de aceitar o trabalho para emissão de relatório sobre demonstrações contábeis condensadas?

b) De acordo com a NBC TA 810, apresente quatro dos principais procedimentos que o auditor deve executar para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis condensadas.

c) Caso a administração não concorde em corrigir as falhas apontadas, e sabendo que as inconsistências encontradas não são generalizadas, qual seria o impacto no relatório do auditor?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Um auditor, após analisar as demonstrações contábeis da entidade X, foi incumbido de elaborar um relatório final acerca do trabalho realizado.

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