Você foi contratado como auditor externo independente para realizar uma auditoria nas demonstrações contábeis intermediárias de uma seguradora, uma entidade supervisionada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Durante o processo de auditoria, você deve emitir um relatório conforme as exigências da CTA 15 – Emissão de Relatório de Auditoria sobre as Demonstrações Contábeis Intermediárias Individuais de Entidades Supervisionadas pela SUSEP, conforme publicado no DOU de 22/12/2017.
Com base nas diretrizes da CTA 15, elabore uma dissertação abordando os seguintes pontos:
a) Identifique o objetivo principal da auditoria nas demonstrações contábeis intermediárias das entidades supervisionadas pela SUSEP, de acordo com a CTA 15.
b) Discorra sobre as responsabilidades atribuídas ao auditor externo e à entidade auditada no processo de auditoria das demonstrações contábeis intermediárias, conforme a norma.
c) Descreva os requisitos essenciais para a emissão do relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis intermediárias de uma entidade supervisionada pela SUSEP, conforme a CTA 15, e as diferenças principais em relação ao relatório de auditoria das demonstrações contábeis anuais.
d) Apresente os principais aspectos que o auditor deve observar ao auditar as demonstrações contábeis intermediárias de uma entidade supervisionada pela SUSEP, destacando qualquer atenção especial exigida pela supervisão regulatória.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Seção II da Circular SUSEP 517/2015, alterada pela Circular SUSEP 616/2020 – que para essa seção não trouxe modificações –, traz os procedimentos mínimos a serem observados no Relatório Circunstanciado sobre a adequação dos controles internos aos riscos suportados pelas supervisionadas, quando de sua auditoria.
a) De acordo com o Art. 238 da referida norma: a avaliação do ambiente de controle deverá incluir fatores como integridade e valores éticos, competência e experiência dos administradores, planejamento estratégico, aspectos de governança e estrutura organizacional, estilo e filosofia de administração, atribuição de responsabilidades, práticas e políticas de recursos humanos. Explique…
Considerando as disposições da NBASP 200, que dispõe sobre os Princípio de Auditoria Financeira, o auditor deve modificar a opinião no relatório de auditoria quando concluir, com base na evidência de auditoria obtida, que as demonstrações contábeis como um todo contêm distorções relevantes ou, ainda, se o auditor foi impossibilitado de obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir.
Nesse sentido, responda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir.
A) Identifique os tipos de opinião modificada que podem ser emitidas pelo auditor e apresente a definição de cada uma delas.
B) Ao analisar o objeto da auditoria o auditor deve considerar a sua materialidade? Em sua respo…
A Beta S.A., empresa de capital aberto do setor de tecnologia, elabora anualmente suas demonstrações contábeis completas e, posteriormente, divulga suas demonstrações contábeis condensadas em seu relatório anual para acionistas e investidores. O objetivo dessas demonstrações condensadas é apresentar um resumo das informações financeiras mais relevantes da empresa de forma simplificada, mantendo a consistência com as demonstrações completas auditadas.
O auditor independente, responsável pela auditoria das demonstrações contábeis completas da Beta S.A. nos últimos três anos, foi contratado para emitir um relatório sobre as demonstrações contábeis condensadas. Durante a análise, ele identificou…



