A Alice, acrônimo de Analisador de Licitações, Contratos e Editais, é uma ferramenta desenvolvida pela CGU que analisa diariamente, de forma automatizada, os processos de compras e contratações públicas. Diante de potenciais riscos e inconsistências, dispara alertas para que seja possível atuar de forma preventiva e tempestiva em processos licitatórios publicados.
Atualmente a Alice realiza a análise a partir dos dados do Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), do Portal de Compras do Banco do Brasil (Licitacoes-e), do Portal de Compras da Caixa Econômica Federal (Licitações Caixa), além das dispensas e inexigibilidades publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A ferramenta, que utiliza técnicas de mineração de textos e inteligência artificial, permite selecionar automaticamente editais para alertar a gestão quanto a riscos na contratação e evitar o dispêndio de recursos da União mediante cancelamento ou suspensões de pregões desnecessários ou com indícios de fraudes e, em outros casos, por meio de ajustes nos valores e quantidades estimadas.
Suponha que o Projeto ALICE utiliza inteligência artificial para classificar licitações públicas como “com indício de irregularidade” ou “sem indício de regularidade”, com base em variáveis extraídas automaticamente dos documentos licitatórios.
Em um teste de validação, o modelo analisou 1.000 licitações, sendo que:
- 150 licitações tinham irregularidades confirmadas por auditoria posterior;
- o modelo previu 200 licitações como com indício de irregularidade; e
- entre essas 200, 120 estavam de fato irregulares.
Com base nesses dados e determinando as métricas precisão, sensibilidade e F1-score, indique qual seria a principal preocupação de uma auditoria ao ajustar o limiar do modelo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



