A Secretaria de Transformação Digital do Ministério da Inovação (STD/MI) foi criada com a missão de liderar a estratégia de transformação digital na Administração Pública Federal. Em 2025, iniciou-se um programa nacional de interoperabilidade entre os sistemas de diversos ministérios, com foco em promover serviços públicos mais integrados e centrados no cidadão. Durante a implementação do programa, auditorias internas e externas identificaram falhas de governança de TI, como:
- Ausência de alinhamento claro entre os objetivos estratégicos institucionais e os investimentos em tecnologia da informação;
- Riscos tecnológicos não mapeados ou tratados adequadamente;
- Baixo envolvimento da alta gestão nos processos decisórios de TI;
- Falta de indicadores confiáveis para medir o desempenho da área de tecnologia.
Com base nessas fragilidades, a Controladoria-Geral da União (CGU) recomendou a adoção de boas práticas de governança e gestão de TI, com ênfase na aplicação do framework COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), amplamente aceito como referência internacional para esse propósito.
Com base no caso apresentado e nos princípios do framework COBIT, explique como a adoção do COBIT pode contribuir para o alinhamento entre os objetivos estratégicos do órgão e os recursos de TI; cite dois (2) princípios do COBIT que poderiam ser aplicados para melhorar a governança de TI na STD/MI e justifique sua escolha com base no caso; e sugira uma ação prática que poderia ser implementada para garantir o envolvimento da alta administração nas decisões de tecnologia, em conformidade com o COBIT.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A matrícula dos candidatos em uma instituição de ensino superior é realizada mediante apresentação dos documentos pessoais, além de documentos específicos de acordo com a natureza da reserva de vaga escolhida pelo candidato (negro, pardo ou indígena; baixa renda e deficiência), certificado de alistamento militar (para homens maiores de 18 anos) e a certificação de e quitação eleitoral (no caso de eleitores). Para candidatos menores de idade, a matrícula deverá ser realizada pelos pais ou por um procurador com documento de identificação (RG) e procuração.
A seguir, é mostrado como se desenvolve o processo de matrícula:

Considerando as informações presentes no texto apresentado, discorra sobr…
- A Empresa Moodle divulgou múltiplas vulnerabilidades em seu Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem nas versões 4.4 a 4.4.1, 4.3 a 4.3.5, 4.2 a 4.2.8 e 4.1 a 4.1.11, conforme publicado em seu portal.
- As vulnerabilidades permitem diversos tipos de abusos, como SQL Injection, Inclusão de Arquivos e Execução Remota de Código.
- O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) solicita às instituições aderentes à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (REGIC) e demais entidades/instituições que identifiquem em seus inventários de ativos a existência dos sistemas afetados e apliquem as correções disponibilizadas pelo desenvolvedor, conform…
Após ataque hacker ao STJ, Fux cobra melhora da área digital da Justiça…
O então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, comandou, na tarde do dia 18 de novembro de 2020, a abertura da 1ª Reunião do Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário. Fux cobrou o aprimoramento tecnológico da Justiça brasileira e afirmou que é importante seguir as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
“Precisamos nos aprimorar nessa área da tecnologia principalmente porque estamos lançando, através do CNJ, o programa Justiça 100% Digital (…). No afã do aprimoramento, de uma entrega de uma Justiça digital. Imune de qualquer tipo de incidente, uma Justiça (…)”
O…



