É comum também associar-se a reforma da gestão pública às “reformas de segunda geração” que seriam impulsionadas pelo Banco Mundial nos países em desenvolvimento, incluindo a América Latina. Esta é apenas uma informação equivocada. O Banco Mundial, de fato, esteve fortemente comprometido com as reformas orientadas para o mercado desde que o Baker Plan 1985 (Plano Baker) definiu estas reformas como pré-condição para a solução da crise do débito. Foi também responsável, no início dos anos 90, por fazer a distinção entre as “reformas de primeira geração” (ajuste fiscal, privatização, liberalização do comércio), e a “segunda geração” que incluiria a reforma do Estado. No entanto, as reformas de segunda geração do Banco Mundial não incluíram a reforma gerencial. Reforma do Estado significou para o Banco Mundial — e ainda significa —, em primeiro lugar downsizing (ou redução do aparelho); e em segundo, realizar a reforma do serviço público.
Revista do Serviço Público, Luís Carlos Bresser-Pereira, Ano 53 Número 1 Jan-Mar 2002, disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/1919/1/2002%20Vol.53%2cn.1%20Bresser.pdf
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre a Nova Gestão Pública (NGP). Em seu texto, atenda, de modo fundamentado, às determinações e aos questionamentos seguintes:
1. Cite dois princípios norteadores da Nova Gestão Pública (NGP). [valor: 1,30 pontos];
2. Cite e explique sobre as três dimensões que as reformas institucionais devem observar [valor: 2,50 pontos];
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa fictícia AlfaTech Soluções, do setor de tecnologia, tem passado por um processo de reestruturação organizacional para melhorar seus índices de produtividade e engajamento dos colaboradores. Como parte dessa transformação, a diretoria decidiu investir em práticas modernas de gestão de pessoas, reconhecendo que a liderança é um dos pilares fundamentais da boa governança, ao lado da estratégia e do controle.
Durante o processo, o setor de Recursos Humanos percebeu que os líderes da organização tinham estilos muito diversos, e nem todos demonstravam habilidades consistentes de liderança, o que impactava negativamente o clima organizacional e os resultados das equipes.
Diante desse cená…
Tribunal prepara metodologia para medir relação entre gasto público e evolução da pobreza
Objetivo é avaliar a eficiência da despesa orçamentária e seu impacto na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos
Por Secom
13/06/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Oxford Poverty and Human Development Initiative (em português, Iniciativa de Oxford sobre Pobreza e Desenvolvimento Humano – OPHI), trabalha no desenvolvimento de metodologia para aferir a relação entre o gasto orçamentário e a evolução da pobreza de forma multidimensional. O projeto tem duas etapas, sendo a primeira nacional e a segunda em conjunto com outras instituições superiores de controle (IS…
O planejamento estratégico CAU 2013-2023 sedimenta as bases de um Conselho com excelência organizacional, transparente, inovador e financeiramente sustentável, para servir à sociedade, assegurando eficácia no atendimento aos 4.702 profissionais e às seiscentas e setenta empresas do setor no estado, compromissado com a qualidade e a modernidade.
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. Relato integrado 2022. Goiânia: CAU-GO (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Gestão de pessoas por competências
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) diferenciação en…



