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Q421157 | TI - Gestão e Governança de TI
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2025

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Em 2025, o Ministério da Cidadania lançou um ambicioso projeto de transformação digital denominado Cidadania Conectada, com o objetivo de integrar serviços públicos essenciais em uma única plataforma digital. A meta é reduzir a burocracia, melhorar a eficiência e promover a inclusão digital da população mais vulnerável. O projeto será implementado em cinco fases, com orçamento estimado de R$ 120 milhões. Diante da complexidade, foi determinada a aplicação formal de gestão de riscos, com etapas de identificação, análise qualitativa e quantitativa.
Riscos Identificados

Código Risco Identificado Probabilidade Impacto
R1 Instabilidade no sistema legado de cadastro Alta Alto
R2 Atraso na licitação de serviços de nuvem Média Alto
R3 Resistência à nova plataforma Alta Médio
R4 Falta de conectividade em regiões remotas Alta Alto
R5 Variação cambial afeta equipamentos Baixa Médio

Para analisar o risco identificado como R2, foi construída uma árvore de decisão considerando dois cenários possíveis: licitação realizada no prazo (probabilidade de 60%, sem custo adicional) e licitação atrasada (probabilidade de 40%, com custo adicional de R$ 3 milhões), resultando em um valor esperado de R$ 1.200.000,00. Além disso, foi realizada uma simulação de Monte Carlo que estimou um custo médio esperado de R$ 128,5 milhões, com desvio padrão de R$ 3,4 milhões, indicando uma probabilidade de 23% de o custo total ultrapassar R$ 130 milhões.

Considerando as informações apresentadas, identifique um projeto classificado como crítico, proponha uma nova ação mitigadora para o risco R3 considerando o aspecto organizacional, explique o funcionamento da Simulação de Monte Carlo aplicada à estimativa de custos.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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