A administração da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) pretende deslocar seus escritórios administrativos para um único galpão térreo de 400 m2, com 3,5 m de pé direito. O galpão se localiza em uma movimentada área urbana da cidade de João Pessoa, a 5 m de distância das avenidas que contornam o lote. As paredes, o piso e a laje do galpão deverão ser reformados para alocar 80 trabalhadores auxiliares administrativos.
Visando à diminuição dos custos operacionais mensais e à utilização de estratégias sustentáveis de arquitetura para o novo local, a administração da empresa solicitou ao seu corpo técnico arquitetônico um esboço de projeto que contemplasse ao máximo o conforto ambiental sustentável da edificação no ambiente de trabalho desses 80 funcionários.
O município de João Pessoa se encontra na oitava zona climática, com clima tropical úmido e temperaturas elevadas durante todo o ano. Assim, deve-se enfatizar, no projeto, soluções independentes ou não uma da outra, que visem diretrizes sustentáveis para um melhor conforto luminoso, térmico e acústico, evitando-se soluções onerosas que utilizem dispositivos eletromecânicos consumidores de energia elétrica.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca das diretrizes bioclimáticas que devem ser obedecidas para que o novo edifício apresente o melhor conforto térmico, luminoso e acústico possível nas condições climáticas em questão. Em seu texto, apresente os seguintes aspectos:
1 três exemplos de soluções para o estabelecimento de conforto térmico; [valor: 3,50 pontos]
2 dois exemplos de soluções para o estabelecimento de conforto luminoso; [valor: 2,50 pontos]
3 três exemplos de soluções para o estabelecimento de conforto acústico. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Na segunda metade do século XX, há uma intensa produção de arquitetura moderna em João Pessoa, com destaque para o arquiteto carioca radicado no Recife Acácio Gil Borsoi, os arquitetos paraibanos formados em Pernambuco Mário Glauco Di Láscio e Carlos Alberto Carneiro da Cunha, o arquiteto cearense formado no Rio de Janeiro Liberal de Castro e o arquiteto paranaense de família paraibana Leonardo Stuckert que, a convite da elite pessoense, realizaram obras que atenderam ao desejo de modernidade e sofisticação que esta arquitetura representava.
Borsoi é um nome de grande destaque desta geração. Na grande maioria dos seus projetos, executados em João Pessoa, observam-se características modernas …
O município de Porto Nacional, localizado no estado do Tocantins, apresenta um acervo arquitetônico representativo da mineração do ouro, possuindo um número relevante de edificações históricas tombadas pelo IPHAN. Recentemente, o município foi contemplado com uma verba federal para a construção de habitações unifamiliares de cunho social e o arquiteto da prefeitura iniciou a elaboração do projeto de uma edificação unifamiliar de cunho social que deverá ser usado como padrão para a construção de cinquenta habitações, a fim de atender a demandas de famílias do município que trabalham com mineração.
Considerando a situação hipotética acima, que o MPTO irá fiscalizar as obras em apreço e que o m…



